Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

13
respostas

Conceito Lifelong Learning, ou aprendizado ao longo da vida.

Percebi que vivemos em um mundo de mudanças rápidas e transformações constantes, o que impacta nossa forma de aprender e consumir informações. Para nos mantermos relevantes no mercado de trabalho, precisamos atualizar nosso conhecimento continuamente e adaptar-nos às novas habilidades exigidas. Entendi que a carreira, no contexto atual, não é mais uma sequência de posições, mas uma série de experiências impactantes ao longo do tempo. Portanto, é crucial estudar como aprender de forma eficaz e gerar novas experiências. O aprendizado é um processo contínuo que dura a vida inteira, conhecido como lifelong learning.

13 respostas

Olá Diovani! Permita-me aproveitar tua postagem para não criar mais um post, por favor!

Esta parte do tema representa exatamente meu momento atual, estou numa ótima fase de maturidade e experiências nos estudos... Peço saúde, sabedoria e lucidez, para poder sempre avançar nos estudos... Lifelong Learning para todos nós!

Bons estudos!

Olá Igor, o momento é agora, Lifelong Learning para todos nós. Bons estudos!

Diovani Dewes Dupont, grato por compartilhar !

Uma experiência própria... Cara, eu sinceramente não entendo o que as pessoas tem quando eu pergunto "Eai, tá estudando?" E a pessoa responde "Terminei já minha faculdade". Cara? É muita falta de sentido.

Não estudar, para mim, significa que a pessoa tá estagnada então. Não precisa ser algo reconhecido pelo MEC; um livro, um podcast, uma série de lives...

É interessante esse conceito (life long learning). Fala-se muito em se manter atualizado no mundo da tecnologia, mas hoje em dia as empresas e as oportunidades de mercado estão cada vez mais seletas quanto ao profissional, seja ele de qual área for. A realidade é que temos que nos manter estudando frequentemente, pois o avanço das tecnologias, bem como os novos desafios que estão sendo gerados nos exigem dessa frequência nas melhorias de nossas habilidades para nos adaptarmos a essa nova realidade.

O momento é agora, O aprendizado é um processo contínuo que dura a vida inteira. É buscar sempre estar se atualizando.

O aprendizado nunca para, na realidade. Só que muitos de nós tendemos a bloquear a entrada de novos conteúdos por preguiça ou por não reconhecermos a necessidade de aprender algo novo. Mas é algo que nos traz uma renovação importante.

muito interessante esse tema de lifelong learning, vou levar pra vida.

Bom, conceito e uma coisa, pratica é outra. Ter determinação, foco e inteligencia emocional ajudam muito. Um trator quando eu era criança era uma maquina simples. Hoje requer um curso para aprender a lidar com o computador que o controla. Isto para um simples exemplo. Devemos manter nossa mente sempre em constante aprendizado pois muito se cria e muito se renova em pouco tempo. Basta ver o celular de decadas atrás e os smartphones de hoje.

Estava acostumado a assistir videos que mostravam um conceito diferente de aprendizado! obrigado por mostrar uma visão diferente! Viver, aprender e evoluir!

Com certeza, Diovani. Você tocou em um ponto muito importante, Habilidades. Iniciamos nossos estudos quando criança, passamos pelo ensino fundamental, ensino médio, faculdade, e talvez podemos ter a impressão errada de que "terminamos os estudos". O sistema de ensino padrão não nos prepara corretamente para o desafios da vida, que para enfrenta-los precisamos adquirir habilidades genéricas que serão úteis em todos os momentos da nossa vida:

Habilidades cruciais para se aprender

• Tenha boas referências, pessoas que vão te ajudar nesse processo
  • Gestão de emoções
  • Gestão do tempo
  • Produtividade
  • Criatividade
  • Empatia
  • Negociação
  • Aprenda a arte de resolver problemas
  • Aprenda a ser autodidata

Para quem quer aprofundar recomendo esse TED do Murilo Gun: https://www.youtube.com/watch?v=WauIURFTpEc

Verdade, é preciso manter sempre o aprendizado.

Boa tarde,

penso que, ainda que com tanta tecnologia disponível e com uma velocidade incrível de mudanças, questões tradicionais que envolvem "como aprender a estudar?" e capacitação continuada permanecem e permanecerão atuais a qualquer tempo, posto que não adianta ter todo um aparato tecnológico se não há amadurecimento na rotina, organização, foco etc., ligados diretamente ao comportamento do indivíduo.

Forte Abraço a Todos