13
respostas

Conceito Lifelong Learning, ou aprendizado ao longo da vida.

Percebi que vivemos em um mundo de mudanças rápidas e transformações constantes, o que impacta nossa forma de aprender e consumir informações. Para nos mantermos relevantes no mercado de trabalho, precisamos atualizar nosso conhecimento continuamente e adaptar-nos às novas habilidades exigidas. Entendi que a carreira, no contexto atual, não é mais uma sequência de posições, mas uma série de experiências impactantes ao longo do tempo. Portanto, é crucial estudar como aprender de forma eficaz e gerar novas experiências. O aprendizado é um processo contínuo que dura a vida inteira, conhecido como lifelong learning.

13 respostas

Olá Diovani! Permita-me aproveitar tua postagem para não criar mais um post, por favor!

Esta parte do tema representa exatamente meu momento atual, estou numa ótima fase de maturidade e experiências nos estudos... Peço saúde, sabedoria e lucidez, para poder sempre avançar nos estudos... Lifelong Learning para todos nós!

Bons estudos!

Olá Igor, o momento é agora, Lifelong Learning para todos nós. Bons estudos!

Diovani Dewes Dupont, grato por compartilhar !

Uma experiência própria... Cara, eu sinceramente não entendo o que as pessoas tem quando eu pergunto "Eai, tá estudando?" E a pessoa responde "Terminei já minha faculdade". Cara? É muita falta de sentido.

Não estudar, para mim, significa que a pessoa tá estagnada então. Não precisa ser algo reconhecido pelo MEC; um livro, um podcast, uma série de lives...

É interessante esse conceito (life long learning). Fala-se muito em se manter atualizado no mundo da tecnologia, mas hoje em dia as empresas e as oportunidades de mercado estão cada vez mais seletas quanto ao profissional, seja ele de qual área for. A realidade é que temos que nos manter estudando frequentemente, pois o avanço das tecnologias, bem como os novos desafios que estão sendo gerados nos exigem dessa frequência nas melhorias de nossas habilidades para nos adaptarmos a essa nova realidade.

O momento é agora, O aprendizado é um processo contínuo que dura a vida inteira. É buscar sempre estar se atualizando.

O aprendizado nunca para, na realidade. Só que muitos de nós tendemos a bloquear a entrada de novos conteúdos por preguiça ou por não reconhecermos a necessidade de aprender algo novo. Mas é algo que nos traz uma renovação importante.

muito interessante esse tema de lifelong learning, vou levar pra vida.

Bom, conceito e uma coisa, pratica é outra. Ter determinação, foco e inteligencia emocional ajudam muito. Um trator quando eu era criança era uma maquina simples. Hoje requer um curso para aprender a lidar com o computador que o controla. Isto para um simples exemplo. Devemos manter nossa mente sempre em constante aprendizado pois muito se cria e muito se renova em pouco tempo. Basta ver o celular de decadas atrás e os smartphones de hoje.

Estava acostumado a assistir videos que mostravam um conceito diferente de aprendizado! obrigado por mostrar uma visão diferente! Viver, aprender e evoluir!

Com certeza, Diovani. Você tocou em um ponto muito importante, Habilidades. Iniciamos nossos estudos quando criança, passamos pelo ensino fundamental, ensino médio, faculdade, e talvez podemos ter a impressão errada de que "terminamos os estudos". O sistema de ensino padrão não nos prepara corretamente para o desafios da vida, que para enfrenta-los precisamos adquirir habilidades genéricas que serão úteis em todos os momentos da nossa vida:

Habilidades cruciais para se aprender

  • Tenha boas referências, pessoas que vão te ajudar nesse processo
  • Gestão de emoções
  • Gestão do tempo
  • Produtividade
  • Criatividade
  • Empatia
  • Negociação
  • Aprenda a arte de resolver problemas
  • Aprenda a ser autodidata

Para quem quer aprofundar recomendo esse TED do Murilo Gun: https://www.youtube.com/watch?v=WauIURFTpEc

Verdade, é preciso manter sempre o aprendizado.

Boa tarde,

penso que, ainda que com tanta tecnologia disponível e com uma velocidade incrível de mudanças, questões tradicionais que envolvem "como aprender a estudar?" e capacitação continuada permanecem e permanecerão atuais a qualquer tempo, posto que não adianta ter todo um aparato tecnológico se não há amadurecimento na rotina, organização, foco etc., ligados diretamente ao comportamento do indivíduo.

Forte Abraço a Todos