Galera, boa noite! Sei que parece um tanto óbvio, porém ainda não consigo entender na prática o conceito do "return" . Para que ele está ali ? Alguém poderia me ajudar com essa dúvida, por favor? Obrigado!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Galera, boa noite! Sei que parece um tanto óbvio, porém ainda não consigo entender na prática o conceito do "return" . Para que ele está ali ? Alguém poderia me ajudar com essa dúvida, por favor? Obrigado!
Oi Alisson, tudo bem?
A instrução return no Python é uma instrução especial que você pode usar dentro de uma função ou método para enviar o resultado da função de volta ao chamador. Uma instrução return consiste na palavra chave return seguida por um valor de retorno opcional. O valor de retorno de uma função Python pode ser qualquer objeto Python. Tudo em Python é um objeto. Assim, as funções podem retornar valores numéricos ( int, float, valores complexos), coleções e sequências de objetos ( list,tuple , dictionary, ou objetos set), objetos definidos pelo usuário, classes, funções e até mesmo módulos ou pacotes.
No exemplo abaixo:
def cria_conta(numero, titular, saldo, limite):
conta = {"numero": numero, "titular": titular, "saldo": saldo, "limite": limite}
return contaestamos retornando a "conta" para quem invocou a função "cria_conta"
Olá Otávio, tudo ótimo e com você ? Muito obrigado pelas explicações! Abraço