2
respostas

Conceito de Listas e Mapeamentos

Sobre listas e mapeamentos, avalie as afirmativas abaixo: 1) Listas são estruturas de dados que representam um tipo de mapeamento. Resposta do exercício: Apenas a afirmativa 1 está correta. Não entendi esta resposta. Achei que este item 1 fosse falso, pois os dicionários são estruturas de dados que representam um tipo de mapeamento (coleções de associações entre pares de valores). Já listas são coleções sequenciais que utilizam índices para acessar valores. Podem me esclarecer essa dúvida por favor?

2 respostas

Essa é uma questão conceitual. Segue abaixo a definição de Dicionários!

"Dicionário é um tipo diferente de coleção. Ele é um tipo de mapeamento nativo do Python. Um mapa é uma coleção associativa desordenada. A associação, ou mapeamento, é feita a partir de uma chave, que pode ser qualquer tipo imutável, para um valor, que pode ser qualquer objeto de dados do Python."

https://panda.ime.usp.br/pensepy/static/pensepy/11-Dicionarios/dicionarios.html

Patricia, eu também fiquei com essa dúvida!

A questão não é em relação aos dicionários, mas sim em relação às listas. Pelos conceitos que encontrei de listas e de mapeamentos na internet, eu entendi que pode-se considerar que a lista também faz um tipo de mapeamento.

No entanto, pelos conceitos apresentados pelo professor na aula, o que dá a entender é que a afirmativa 1 seria falsa por estar se referindo a dicionários e que esse conceito NÃO se encaixaria em listas.

E na realidade, na maior parte das vezes, o termo mapeamento realmente aparece mais associado à dicionários do que listas.

Além disso, na alternativa D, a justificativa traz a seguinte afirmação:

"Mapeamentos são coleções de associações entre pares de valores, onde o primeiro elemento do par é conhecido como chave (key) e o segundo como valor (value)."

O conceito de mapeamento aparece novamente "misturado" com o conceito de dicionário e o conceito de listas apresentado não cabe nessa definição.

Seria legal se o professor pudesse confirmar esses conceitos pra gente!

Obrigada