Olá, fiquei um pouco confuso com os conceitos. User interface e interface nao seriam a mesma coisa ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, fiquei um pouco confuso com os conceitos. User interface e interface nao seriam a mesma coisa ?
Olá, Matheus! Como está?
Vamos tentar compreender juntos!
Interface é um termo mais amplo que se refere a qualquer ponto de interação entre dois sistemas, sejam eles humanos, máquinas ou uma combinação de ambos. Por exemplo, o teclado de um computador é uma interface entre a pessoa usuária e o sistema do computador.
Já User Interface (UI), ou Interface do Usuário, é um subconjunto de interfaces. Esse termo se refere especificamente à interface entre um sistema (geralmente digital, como um software ou um site) e uma pessoa que seja usuária humana. Então, quando falamos de UI, estamos falando sobre como uma pessoa que seja usuária humana interage com um sistema digital. Por exemplo, a tela do Instagram que você vê no seu smartphone é uma User Interface.
Então, para responder à sua pergunta, todas as User Interfaces são interfaces, mas nem todas as interfaces são User Interfaces.
Se tiver qualquer dúvida, pode me falar, ok?
Abraços e até mais!