Olá, Thiago!
Tudo bom?
Tenho estudado sobre Scrum há algum tempo e essa metodologia é bem rígida, comparada às demais.
Por isso, todos os procedimentos devem ser seguidos à risca para que o projeto seja plenamente formalizado como " desenvolvido com Scrum".
Contudo, podemos considerar o Scrum mais que uma metodologia, mas sim como um estilo de vida para resolver problemas.
Sob essa perspectiva, temos a possibilidade de adaptá-la de acordo com as situações diárias que acontecem em nossas empresas, nossos times e até mesmo em nossas vidas.
Indico a leitura de "Scrum - A arte de fazer o dobro na metade do tempo", que mostra justamente isso.
É importante destacar que o texto extraído do curso começa com "Para potencializar a colaboração..." e mais a frente diz "Para isso ser possível, é preferível que...", isso mostra que não é obrigatório, mas é uma boa prática que ajudará o time a ser mais eficiente, entende?!
No mercado, no dia a dia, nem sempre será possível cumprir todas as mínimas regras do Scrum - assim como de outras metodologias, pois temos que considerar diversas possibilidades como equipes remotas com idiomas distintos e o projeto terá que ser realizado da mesma forma.
Então, ficam aqui minhas considerações finais:
Existem boas práticas que potencializam a aplicação de uma metodologia, como o Scrum, em determinado projeto, mas ainda sim temos que considerar todas os fatores que influenciam e realizar a adaptação necessária. A palavra-chave é adaptação.
Espero ter ajudado.
Bons estudos para ti!
Lyssa Cavalcanti