2
respostas

Comunicação; Um Muro que Precisa ser Derrubado

Olá!

Meu nome é Dayana e trabalho na aréa de Recursos Humanos há 15 anos e a comunicação sempre foi algo muito dificil de ser compreendida Como diz o ditado; "entre o que eu digo, o que você escuta e o que o outro entende, existe um abismo" e essa frase é a mais pura verdade.

Lembro de várias situações onde hove ruídos em minha comunicação. Algo que comuniquei por escrito e depois verbalmente e nenhuma das formas eu fui compreendida ou consegui que as pessoas entendessem, pelo contrário, gerou um problema que chegou na diretoria de formas totalmente distorcidas e ficou uma dúvida no ar; "será que fui eu que não consegui me expressar e transmitir a mensagem que eu queria ou foram as pessoas que não pararam para pensar e tentar entender o que eu estava dizendo?" e ninguém veio tirar dúvidas ou fazer perguntas sobre o assunto e sim, foram direto aos diretores de forma equivocada.

Esse curso é extremamente necessário. Precisamos entender que ruídos de comunicação sempre existirão mas nós, seres humanos capazes e dotados de conhecimentos, precisamos buscar formas, meios e recursos para que a comunicação seja a mais acertiva possivel, seja no meio corporativo, entre amigos ou na familia.

2 respostas

Olá, Dayana!

Comunicação é realmente um desafio, não é mesmo? E a frase que você citou é muito verdadeira. Às vezes, parece que estamos falando a mesma língua, mas as mensagens acabam se perdendo no caminho.

Mas fico feliz em saber que você está buscando formas de melhorar sua comunicação e acredito que esse curso será muito útil para você. É importante lembrar que a comunicação é uma via de mão dupla e que ambos os lados precisam estar dispostos a se esforçar para entender e serem entendidos.

Uma dica que posso te dar é sempre tentar se colocar no lugar do outro e pensar em como a mensagem pode ser interpretada por diferentes pessoas. Além disso, é importante ser claro e objetivo ao se comunicar, evitando palavras ou jargões que possam gerar confusão.

Espero que esse curso possa te ajudar a derrubar o muro da comunicação e que você consiga se expressar bem e ser compreendida daqui para frente.

Bons estudos!

Se esta resposta te ajudou,Dayana, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Olá, Dayane!

Gostaria de expressar meu ponto de vista, de uma maneira complementar, ao que a Daniela colocou muito bem!

Um dos problemas iniciais, que estamos conversando e que considero um ponto fundamental a ser levantado, debatido seria, o emocional de cada indíviduo. Por vezes, agimos erroneamente na forma de nos comunicarmos, e essa forma está relacionada às nossas emoções no momento de nos expressarmos. Esse seria o ponto de se fazer bons argumentos e saber se posicionar de forma assertiva, ou não.

Acredito que, quando tivermos em uma situação de impasse, pare e respire, ou mesmo se levante e dê uma volta, saindo do ambiente que está lhe causando o "erro de julgamento". Porque, quando não fazemos isso, e procedemos com nossa argumentação, poderá talvez ser tarde, e sabendo que podemos mundar o nosso Mindset fixo, para mutável, ae começamos o nosso processo de autoanálise, conforme o aprendizado deste maravilhoso curso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software