No nosso ambiente de trabalho procuramos sempre exercer uma liderança participativa, pelo exemplo. A diversidade comportamental no time nos traz sempre o desafio de como aplicar esta participação. E às vezes também, em como não aplicar. É um desafio diário, que nos traz sempre crescimento.
Mesmo exercendo uma liderança participativa, existem momentos e decisões que precisam ser tomadas pelos líderes, sem a participação dos demais componentes do time. Principalmente quando envolvem situações que o time não poderá controlar ou influenciar.
Procuro manter uma comunicação simples e objetiva com o time. Quando é necessário realizar uma reunião, passo os tópicos que serão tratados, se haverá participação de agentes externos (área de negócios, cliente), e qual o objetivo a ser alcançado (planejamento de entrega, levantamento de requisitos, etc).
A reunião diária e o chat da equipe costumam suprir as necessidades de comunicação rotineira entre os membros, diminuindo a necessidade de outras reuniões.