O que seria comunicação na violenta? poderia por favor dá exemplos
O que seria comunicação na violenta? poderia por favor dá exemplos
Oi, Carla! Tudo bem?
A comunicação não violenta (CNV) é uma abordagem que visa melhorar a interação entre as pessoas, promovendo a empatia e a compreensão mútua. A CNV se baseia em quatro componentes principais:
Observação: Descrever o que está acontecendo de forma objetiva, sem julgamentos ou avaliações. Por exemplo, em vez de dizer "Você nunca me escuta", pode dizer "Nas últimas três reuniões, "x" interrompeu enquanto eu estava falando".
Sentimento: Expressar como você se sente em relação ao que observou. Isso ajuda a humanizar a conversa e a criar um ambiente de empatia. Por exemplo, "Quando me interrompe, eu me sinto frustrada".
Necessidades: Identificar e comunicar as necessidades que estão por trás dos sentimentos. Por exemplo, "Eu preciso sentir que minhas ideias são valorizadas e respeitadas".
Pedido: Fazer um pedido claro e concreto para melhorar a situação. Por exemplo, "Poderia, por favor, esperar até eu terminar de falar antes de compartilhar suas ideias?".
A ideia, dessa maneira, é evitar julgamentos e acusações, focando em como as ações afetam você e o que pode ser feito para melhorar a comunicação e a colaboração.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida ou pergunta estou aqui para auxiliar.
Abraços e até breve!!
bom dia
obrigada .