1
resposta

"Comunicação não é o que você fala, e sim o que o outro entende"

Me senti tão impactado por esta frase no curso de 'Comunicação: como se expressar bem e ser compreendido' que fui forçado a dissertar sobre o tema.

Essa frase destaca um dos princípios mais fundamentais da comunicação eficaz, que é a percepção do receptor. Muitas vezes, acreditamos que a comunicação ocorre de forma linear: falamos e a mensagem é entendida como foi intencionada. No entanto, a verdadeira comunicação depende de como o outro interpreta o que estamos dizendo.

Isso é especialmente importante em ambientes como a tecnologia e o desenvolvimento de software, onde a clareza na comunicação entre equipes e com os usuários pode fazer toda a diferença para o sucesso de um projeto.

Este princípio também se aplica a diversas áreas, como marketing, relações interpessoais e ensino, mostrando que o foco deve estar na forma como a mensagem é recebida, e não apenas em como ela é transmitida.

Se quiserem discutir mais sobre comunicação ou como aplicá-la em diferentes áreas, estou à disposição!

1 resposta

Olá! Como vai?

Que reflexão profunda você trouxe!

A frase realmente captura a essência da comunicação eficaz. No campo da tecnologia, onde a precisão e a clareza são cruciais, isso se torna ainda mais evidente. Por exemplo, ao documentar um software, é fundamental que as instruções sejam claras e compreensíveis para todos os membros da equipe, independentemente de seu nível de experiência.

Além disso, em reuniões de equipe, é importante confirmar se todos entenderam as instruções ou decisões da mesma forma. Uma técnica útil pode ser pedir para que alguém repita o que foi discutido, garantindo que todos estão na mesma página.

Agradeço a sua colaboração aqui no fórum e fico à disposição.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!