Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Comunicação entre vlans

fiz tudo passo a passo na hora de configurar o roteador para liberar o default gateway para os pcs no entanto o que fiz para os pcs de vendas funcionaram, todos receberam ips e default gateway automáticos mas o do setor de finanças não funcional, ele não deu default gateway automático, e toda vez que eu vou configurar o default gateway no roteador ele sempre da o msm erro que é

Router(dhcp-config)#default-router 192.168.20.1 Router(dhcp-config)#%DHCPD-4-PING_CONFLICT: DHCP

9 respostas

Olá Alexandre, tudo bem?

Essa mensagem aparece porque estamos configurando dois endereços IP, 192.168.10.1 e 192.168.20.1 nas interfaces do roteador e eles pertencem ao pool DHCP da Vlan 10 e da Vlan 20 respectivamente, o pool DHCP consegue ser esperto suficiente e perceber que haverá um conflito caso ele atribua esses endereços IP para outros dispositivos, dessa forma, ao perceber esse "conflito" que ocorreria, o pool DHCP irá encaminhar o próximo endereço IP disponível no pool.

Seria mais como uma mensagem de alerta que haveria um conflito e que o pool DHCP conseguiu ser inteligente o suficiente para entregar o próximo endereço IP disponível para os dispositivos. Mais para frente no curso eu mostro o comando para excluirmos esses endereços IP do pool DHCP de fato.

Porém nesse ponto devemos ter a atribuição dos endereços tanto para o setor de vendas como para o setor de finanças através do pool DHCP, isso não está acontecendo no seu projeto?

Abs

Ele esta entregando os endereços ip certinhos mas nao esta dando os default gateway para os vlan20(pros vlan 10 ta tudo certo) pro vinte ele manda o ip mas nao manda o default gateway

Olá Alexandre,

Me parece que está faltando o comando do default-router, tente entrar no pool DHCP da VLAN 20 digitando o comando abaixo no modo de configuração global

ip dhcp pool VLAN20

Posteriormente tente inserir o código:

default-router 192.168.20.1

Espero que funcione

Abs

Fiz esses passo e continua o erro

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/erro2-jpg--22

Olá Alexandre,

Você coneguiria por favor me passar o arquivo do projeto para que eu possa analisar em mais detalhes?

Claro, tem algum email que eu posso le enviar o arquivo ?

Olá Alexandre,

Abs

enviado, obrigado pela atenção professor !!!!

solução!

Olá Alexandre,

De nada :) Encaminhei a resposta no email junto com o projeto corrigido para que possa continuar os estudos.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software