Você mencionou que o cliente não pode falar direto com o desenvolvedor pois se não o papel do PO perde sua importância
A duvida é... O cliente pode falar direto com o Scrum Master?
Você mencionou que o cliente não pode falar direto com o desenvolvedor pois se não o papel do PO perde sua importância
A duvida é... O cliente pode falar direto com o Scrum Master?
Em geral sim, o scrum master é o proxy entre o time e o cliente.. Agora claro, o cliente não pode falar com o time de dev no sentido de ficar pedindo um monte de coisa não acordada... Com o passar do tempo, o cliente também fica mais maduro e essa comunicação pode ficar mais de boa.
Na verdade o Proxy entre o Time e o Cliente não é o Scrum Master e sim o PO
Por isso a duvida da relação direta do Scrum Master com o cliente tendo em vista que este é o papel do PO
Perdão, vc tá coberto de razão. Escrevi sobre o scrum master, quando tava falando de po. De todo jeito, o scrum master ainda tem o papel de retirar impedimentos e tudo mais. Por conta disso, não vejo problema nele falar direto com o cliente. Caso o cliente queira muito mais coisas, ou ficar mudando, ele tem maturidade para lidar com a situação.