1
resposta

Comunicação assertiva

Acabei que sou extremamente agressivo com as palavras, isso eu vem de família, minha mãe é agressiva meu tio também é agressivo com as palavras, mas eu entendo que é forma de amadurecer rápido de dar um choque de realidade.

Minha namorada chegou até comentar que parece que eu não tenho paciência que quero uma posição sobre as coisa toda hora, até então não tinha esse entendimento falar dessa forma com outras pessoas pode ser ruim.

1 resposta

Olá, João Vitor.

Reconhecer padrões de comunicação e estar consciente sobre eles já é um grande passo em direção à assertividade. É importante diferenciar assertividade de agressividade, pois a assertividade busca expressar suas opiniões e sentimentos de forma clara e respeitosa, sem impor ou desrespeitar o outro.

Para desenvolver uma comunicação mais assertiva, considere os seguintes pontos:

• Empatia e Escuta Ativa: Tente compreender o ponto de vista do outro antes de responder. Isso ajuda a criar um diálogo mais equilibrado.
  • Controle Emocional: Expressar seus sentimentos de forma calma e objetiva, mesmo em situações desafiadoras, evita que a mensagem soe agressiva.
  • Uso de Linguagem Positiva: Fale no eu ao invés de generalizar com o você, por exemplo: "Eu me sinto desconfortável quando..." ao invés de "Você sempre faz...".
  • Feedback Construtivo: Apresente críticas ou opiniões de forma construtiva, focando em soluções e não apenas em apontamentos.

O fato de você refletir sobre o impacto da sua comunicação já demonstra um forte sinal de amadurecimento e desejo de mudança. A prática constante desses pontos pode ajudar a melhorar significativamente seus relacionamentos e promover uma comunicação mais saudável.

Espero ter contribuído de forma positiva ao seu processo de autodesenvolvimento.