Olá, João Vitor.
Reconhecer padrões de comunicação e estar consciente sobre eles já é um grande passo em direção à assertividade. É importante diferenciar assertividade de agressividade, pois a assertividade busca expressar suas opiniões e sentimentos de forma clara e respeitosa, sem impor ou desrespeitar o outro.
Para desenvolver uma comunicação mais assertiva, considere os seguintes pontos:
- Empatia e Escuta Ativa: Tente compreender o ponto de vista do outro antes de responder. Isso ajuda a criar um diálogo mais equilibrado.
- Controle Emocional: Expressar seus sentimentos de forma calma e objetiva, mesmo em situações desafiadoras, evita que a mensagem soe agressiva.
- Uso de Linguagem Positiva: Fale no eu ao invés de generalizar com o você, por exemplo: "Eu me sinto desconfortável quando..." ao invés de "Você sempre faz...".
- Feedback Construtivo: Apresente críticas ou opiniões de forma construtiva, focando em soluções e não apenas em apontamentos.
O fato de você refletir sobre o impacto da sua comunicação já demonstra um forte sinal de amadurecimento e desejo de mudança. A prática constante desses pontos pode ajudar a melhorar significativamente seus relacionamentos e promover uma comunicação mais saudável.
Espero ter contribuído de forma positiva ao seu processo de autodesenvolvimento.