1
resposta

Comunicação

O curso te leva do técnico ao comportamental de forma fluída e profunda. Em diversos momentos me peguei submersa em autoconhecimento, pude visualizar melhorias a serem feitas na minha comunicação e também exemplos de situações que vivenciei que poderiam ser feitas de maneiras diferentes e desta forma, se tornariam assertivas. Tenho consciência que os termos técnicos não irão ficar gravados em minha mente, mas com certeza, cada aprendizado vai se perpetuar em cada comunicação daqui para frente, obtive muito conhecimento e irei aplicar todos em busca de evoluir. Para um feedback, a didática do curso e a oratória da instrutora são fantásticos!

1 resposta

Olá, Maria. Como vai?

Muito obrigado por compartilhar esse relato tão profundo e genuíno! É extremamente gratificante ler um depoimento como o seu aqui no fórum da Alura.

Você tocou no ponto mais importante de qualquer treinamento de soft skills: o autoconhecimento. Na comunicação, os termos técnicos e os nomes das teorias importam muito menos do que a nossa capacidade de olhar para dentro, reconhecer nossos pontos cegos e ajustar a forma como interagimos com o mundo.

Essa sua percepção de olhar para o passado e identificar situações que poderiam ter sido conduzidas de forma mais assertiva é o sinal mais claro de que o seu aprendizado já começou a se consolidar. Isso se chama escuta reflexiva aplicada à própria vida.

Uma dica prática para fixar esse aprendizado no dia a dia:
Como você mencionou que os termos técnicos não vão ficar gravados (e tudo bem, isso é super normal!), uma ótima estratégia para não perder os insights do curso é escolher apenas uma técnica por semana para praticar de forma consciente.

• Na primeira semana, você pode focar 100% em praticar a escuta ativa nas reuniões, deixando as pessoas terminarem de falar sem interrompê-las mentalmente.
  • Na semana seguinte, pode focar na comunicação não-violenta ou em estruturar feedbacks usando fatos e dados em vez de julgamentos.

Fazer pequenas mudanças graduais e repetitivas é o segredo para transformar o conhecimento do curso em um hábito natural da sua personalidade.

O seu feedback sobre a didática e a oratória da instrutora também é valiosíssimo para nós e reforça o nosso compromisso em trazer conteúdos que realmente gerem essa transformação comportamental.

Parabéns pela conclusão do curso e pelo desejo contínuo de evoluir. Tenho certeza de que as suas próximas conexões e conversas profissionais serão muito mais ricas, empáticas e assertivas!

Espero que possa ter lhe ajudado!