Boa noite! segui o passo a passo do professor, utilizei o código "chanceDeErrar", porém a máquina continuou invencível. Alterei para o método math.random e mesmo assim, continuou invencível. Alguém poderia mostrar o meu erro, para que eu não o reproduza mais? Desde já agradeço.
let colisao = false;
//tamanho da quadra
let xQuadra = 600;
let yQuadra = 400;
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//variáveis da bolinha
let xBolinha = xQuadra / 2;
let yBolinha = yQuadra / 2;
let dBolinha = 15
let raio = dBolinha / 2;
//velocidade bolinha
let xVelocidade = 8;
let yVelocidade = 8;
//Tamanho da Raquete1
let xRaquete1 = 5;
let yRaquete1 = 170;
let wRaquete1 = 10;
let hRaquete1 = 70;
//Raquete do Oponente
let xRaquete2 = 585;
let yRaquete2 = 170;
let velocidadeYoponente;
let chanceDeErrar = 0;
//cor da quadra
let rQuadra = 100;
let gQuadra = 150;
let bQuadra = 100;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound ("ponto.mp3");
raquetada = loadSound ("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(xQuadra, yQuadra);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(rQuadra,gQuadra,bQuadra);
desenhoBolinha();
movimentoBolinha();
colisaoBorda();
raqueteJogador1(xRaquete1, yRaquete1);
movimentoRaquete1();
//colisaoRaquete();
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete1, yRaquete1);
raqueteJogador1(xRaquete2, yRaquete2);
movimentoRaqueteOponente();
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete2, yRaquete2);
incluirPlacar();
marcador();
}
function desenhoBolinha(){
fill(255)
circle(xBolinha,yBolinha,dBolinha)
}
function movimentoBolinha(){
xBolinha += xVelocidade
yBolinha += yVelocidade
}
function colisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
xVelocidade *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
yVelocidade *= -1;
}
}
function raqueteJogador1(x, y){
fill(20,20,20)
rect(x, y, wRaquete1, hRaquete1)
}
function movimentoRaquete1(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete1 -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete1 += 10;
}
}
//function colisaoRaquete(){
if (xBolinha -raio < xRaquete1 + wRaquete1
&& yBolinha - raio < yRaquete1 + hRaquete1
&& yBolinha + raio > yRaquete1){
xVelocidade *= -1;
raquetada.play();
}
function colisaoRaqueteBiblioteca(x, y){
colisao =
collideRectCircle (x, y, wRaquete1, hRaquete1, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colisao){
xVelocidade *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentoRaqueteOponente(){
velocidadeYoponente = yBolinha - yRaquete2 - hRaquete1 / 2;
yRaquete2 += velocidadeYoponente/ (Math.floor(Math.random() * 2) +3)
}
function incluirPlacar(){
stroke(255)
textAlign(CENTER)
textSize(20);
fill(color(255,190,0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255,30,100);
text(meusPontos, 170, 27);
fill(255,190,0);
rect(450, 10, 40, 20);
fill(color(255,30,100));
text(pontosOponente, 470,27);
}
function marcador(){
if (xBolinha> 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha< 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}