Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Composição promocional para Stories do Instagram

Olá pessoal,

Com o término das aulas de Photoshop decidi começar a fazer algumas artes para a hamburgueria onde trabalho, e cheguei a um resultado bacana apenas com as aulas da Alura

Esse foi o resultado

Qual a opinião de vocês? Eu achei que a composição ficou boa, mas acho que ficou um pouco carregada demais, com muita coisa. Também pensei que faltou dar um toque na iluminação também, criando algum foco de luz talvez?

Não sei por que mas algo me diz que essa imagem não aparenta ser tão profissional assim

O que vocês acham que eu posso melhorar nessa imagem?

Desde já agradeço e Bons Estudos!!

2 respostas
solução!

Fala Gustavo! Legal que você abriu sua arte para feedback. Estar aberto a isto com maturidade realmente faz nosso trabalho evoluir demais. Eu particularmente sinto que quando trabalho com outros designers ou consigo conversar a respeito de minhas propostas, elas tendem a crescer.

Dito isto, vou fazer uma leitura da tua imagem pra gente conversar em cima e aí você me diz o que acha, beleza?

Foco e estrutura

Fiz uma análise dos pontos focais da sua arte a partir da regra dos terços

terços

Podemos ver que as posições de mais destaque da sua composição, pois ocupam os 4 pontos focais, são tomadas pelos escudos dos times e pelos hambúrgueres.

Concorrendo com esses elementos, temos duas figuras humanas, que atraem sempre muita atenção. Ainda mais quando são familiares e estão em postura agressiva ou em movimento, que puxam nossa atenção para as laterais opostas da imagem, gerando ruído.

Resolvi fazer um estudo a partir também de um grid de retângulos áureos e com a espiral áurea. Usei quatro deles, rebatidos para os 4 quantos.

aurea

Não sei se foi mais ou menos esse grid que você utilizou ou foi coincidental, mas ele sugere uma organização com focos centrados também nos hambúrgueres e nos escudos, enquadrando no espaço do meio o texto publicitário e as fotos.

De toda forma, a concorrência se repete. Há ainda o caminho visual induzido pelas espirais áureas que nos leva de forma secundária até o posicionamento da chamada SORTEIO e ao logo, na parte de baixo da composição. E o mote de sorteio, por ficar totalmente em segundo plano, precisou de uma fonte bold, com decoração e cor em gradiente para conseguir concorrer minimamente em atenção com os demais elementos.

Fiz um estudo com formas geométricas para conseguirmos visualizar melhor isso.

estrutura

** Sugestões**

Precisamos focar na principal mensagem da arte, que é "Sorteio Copa Libertadores". Ela merece ocupar pontos de grande interesse focal e possivelmente amarrar a estrutura dos demais elementos em torno disto.

Dei uma esboçada em duas sugestões, que coloco abaixo lado a lado e em seguida explico:

proposta

Na proposta 1, posicionei o título nos pontos focais de cima e o texto publicitário nos debaixo, sobre a imagem dos hambúrgueres para induzir o olhar ao prêmio. Isso já passa a mensagem de forma direta, com simplicidade, impulso de apreensão rápida da mensagem. Deixei de lado as fotos do jogadores por crer que os escudos dos times já cumprem sua função. Note como isso abre espaço para darmos mais espaço para os elementos principais do discurso gráfico.

Como elementos secundários na arte, ficamos com os escudos dos times, tematizando o sorteio no contexto da disputa de futebol, e liberando o logo na parte de baixo um pouco maior, para não ficar completamente esquecido. Outra opção para o logo seria diminuiur e integrar uma separação lógica, como uma barra de rodapé.

Na proposta 2 insisti um pouco na preservação das fotos dos jogadores e tentei resolver em cima disto. Continuei com o foco primário na chamada de sorteio, com o reforço visual do tema dos escudos, menores, como adorno. Na parte debaixo da imagem, juntei o logo no centro horizontal com as fotos dos dois jodores, que exercem uma certa gravidade em nossa visão, induzindo uma leitura linear de cima para baixo a partir da chamada, terminando com a assinatura do logo.

No arrasto visual, perceberemos o título, a chamada sobre os hambúrgueres e os jogadores com o logo ao centro. Possivelmnte juntariaos jogadores mais até do que está esboçado e também desceria o logo um pouco quebrando a tensão entre as figuras humanas, mas isso seria um ajustado para a arte final.

Testes

Claro que não são as únicas soluções. Há muitas e muitas e acho que se você brincar mais em cima da imagem tendo em mente a hierarquia visual dos elementos, certamente vai chegar em boas propostas.

Depois compartilha com a gente.

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Boa tarde professor,

Como sempre, sua resposta clareou minha mente, eu fiz sim as imagens levando em consideração a regra dos terços, mas não tinha notado que as figuras humanas trazem um peso muito grande para imagem e acabam gerando um ruído na informação.

Acabei refazendo as imagens (Clique aqui para ver) para se adaptarem aos direcionamentos que você passou, e acabei gostando muito do resultado da 2ª sugestão

Ainda acho que tenho que melhorar a tipografia das minhas imagens, mas com certeza vou ficar mais atento a composição das próximas!!!

Agradeço a atenção <3