Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Composer - erros ao executar o arquivo buscador-cursos-alura.php

Olá boa noite a todos,

Estou executando os exercícios do curso exatamente como explicado no curso.

Ocorre que, estou usando o Netbeans e o sistema Operacional Ubuntu 19 e depois de feito o install dos dependências "symfony/dom-crawler " e "symfony/css-selector" aparece o simbolo de exclamação em alguns arquivos de ambas dependências indicando que existe variáveis com ponto de interrogação, como: "?string $qualquer"

Pois bem e quando eu executo o arquivo "buscador-cursos.php" recebo a seguinte mensagem no terminal:

miro@latitude-e5440:~/buscador-cursos-alura$ php buscador-cursos.php
PHP Fatal error:  Uncaught Error: Class 'DOMDocument' not found in /home/miro/buscador-cursos-alura/vendor/symfony/dom-crawler/Crawler.php:1124
Stack trace:
#0 /home/miro/buscador-cursos-alura/vendor/symfony/dom-crawler/Crawler.php(186): Symfony\Component\DomCrawler\Crawler->parseXhtml('<!DOCTYPE html>...', 'UTF-8')
#1 /home/miro/buscador-cursos-alura/src/buscador.php(30): Symfony\Component\DomCrawler\Crawler->addHtmlContent('<!DOCTYPE html>...')
#2 /home/miro/buscador-cursos-alura/buscador-cursos.php(14): Alura\BuscadorDeCursos\Buscador->buscar('/cursos-online-...')
#3 {main}
  thrown in /home/miro/buscador-cursos-alura/vendor/symfony/dom-crawler/Crawler.php on line 1124

As indicações de problemas estão dentro dos arquivos da dependências da classe Crawler.

O que pode ser?

2 respostas

Olá Argemiro,

Parece que é um módulo do php que está faltando.

Para fazer a instalação você utiliza o comando abaixo (troca o 7.2 pela sua versão correta do php):

sudo apt-get install php7.2-xml

Fonte: Class 'DOMDocument' not found

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

solução!

Olá Lucas obrigado por ajudar. Exectuei o comando acima e nãi tive sucesso. Porém pesquisando no forum encontrei o mesmo assunto.

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-class-domdocument-not-found-96439

Usei este comando e deu certo.

sudo apt-get install php-dom

Obrigado de qualquer forma. Vlw