4
respostas

Componentes de data e monetário

Sou novo na programação web pois venho do bom e velho delphi e programei JSF e Primefaces tb. Com estas tecnologias eu tinha componentes bem interessantes para data e monetário ... sendo que eu poderia ir digitando a data e ela ir posicionando no calendário, fazia validação para verificar se a data é válida o mesmo ocorria com os campos monetários.

No html e jquery tem algo pronto que faça isso? Por onde devo ir trilhando no desenvolvimento web?

4 respostas

Opa, o jquery é cheio de plugins que te dão um monte dessas coisas prontas. Primeiro eu trabalharia a parte de javascript e acabaria os cursos de jquery. Aí depois é só ir achando os plugins que são necessários para você.

Para datas, um plugin comum é o do calendário. Aqui tem um exemplo dele:

http://www.rodolfosantos.com.br/datepicker-portugues/

Daniel Bins, muito bom este plugin você conhece algum semelhante a este na qual da a opção de ir digitando a data e ele ir posicionando no calendário?

Tipo, tem a opção com a máscara

__/__/___

ai eu vou digitando 10/03/2012 ai ele vai posicionando e valida a data também

Se fosse apenas a máscara, tem esse plugin

http://digitalbush.com/projects/masked-input-plugin/

Eu nunca tentei mudar o calendário durante a digitação, mas, você pode definir um valor padrão para ele. Aqui tem um exemplo:

http://jsfiddle.net/tXyLn/2/

Algo que eu pensei seria pegar o evento de sair do campo de texto (lostfocus) e pegar o conteúdo digitado, executando o exemplo acima, não sei se funcionaria.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software