1
resposta

Componente vs Funcionalidade

Oii, tudo bem? Eu ainda não consegui entender bem qual seria a diferença entre a equipe de funcionalidade e a de componente. Se alguém pudesse me tirar essa dúvida, eu iria agradecer muito.

1 resposta

Olá, Josiany tudo bem?

Dentro de um sistema de TI, uma funcionalidade diz respeito a alguma função dentro daquele sistema que gera algum valor para a pessoa cliente. Por exemplo, a "área pix" do Nubank representa toda a funcionalidade que tem a ver com o pix. Caso o nubank trabalhasse com divisão de equipes por funcionalidade, muito provavelmente haveria uma equipe responsável por cuidar da funcionalidade pix.

Sobre os componentes, é necessário entender que a infraestrutura da TI está relacionada ao conjunto de todos os componentes que fazem o sistema funcionar, o que pode incluir hardware, software , rede, armazenamento de dados, entre outros. Desse modo, dividir uma equipe por componentes significa atribuir a elas determinados componentes do sistema que ao serem modificados podem afetar várias funcionalidades.

Espero que você tenha conseguido compreender um pouco mais. Para ficar ainda mais claro, te indico a leitura deste Glossário que pode te ajudar com alguns termos.

Quaisquer dúvidas estamos à disposição!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software