Oii, tudo bem? Eu ainda não consegui entender bem qual seria a diferença entre a equipe de funcionalidade e a de componente. Se alguém pudesse me tirar essa dúvida, eu iria agradecer muito.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Oii, tudo bem? Eu ainda não consegui entender bem qual seria a diferença entre a equipe de funcionalidade e a de componente. Se alguém pudesse me tirar essa dúvida, eu iria agradecer muito.
Olá, Josiany tudo bem?
Dentro de um sistema de TI, uma funcionalidade diz respeito a alguma função dentro daquele sistema que gera algum valor para a pessoa cliente. Por exemplo, a "área pix" do Nubank representa toda a funcionalidade que tem a ver com o pix. Caso o nubank trabalhasse com divisão de equipes por funcionalidade, muito provavelmente haveria uma equipe responsável por cuidar da funcionalidade pix.
Sobre os componentes, é necessário entender que a infraestrutura da TI está relacionada ao conjunto de todos os componentes que fazem o sistema funcionar, o que pode incluir hardware, software , rede, armazenamento de dados, entre outros. Desse modo, dividir uma equipe por componentes significa atribuir a elas determinados componentes do sistema que ao serem modificados podem afetar várias funcionalidades.
Espero que você tenha conseguido compreender um pouco mais. Para ficar ainda mais claro, te indico a leitura deste Glossário que pode te ajudar com alguns termos.
Quaisquer dúvidas estamos à disposição!
Bons estudos!