Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Componente 12V e Alimentação

Olá pessoal! Boa noite!

Estou montando um novo projeto para ampliar os conhecimentos sobre Arduino mas várias dúvidas começaram a surgir. Gostaria de saber se alguém pode me dar algumas dicas:

1) Para ligar um componente 12V (no meu caso, um fecho eletromagnético), como fazer? A princípio, estou considerando um transistor para proteger o Arduino e uma fonte de energia externa 12V para alimentar este componente. Em alguns sites, falam em colocar um diodo, em outros não. Isso funciona? 2) Pelo que observei, é possível alimentar o Arduino com uma bateria 9V através das portas VIN e GND, está correto? É eficiente ou a bateria irá esgotar rapidamente? 3) É possível criar uma chave liga-desliga para comandar o próprio Arduino?

Obrigado pela atenção. Grande abraço.

3 respostas

Olá Anuar,

Suas questões não são triviais para lhe responder por aqui, pois dependem de várias informações para projetar os circuito que vc precisa, sem se causar danos na CPU do Arduíno. Me envie um email( genival.f41@gmail.com) que posso te ajudar. Abs

Genival.

Olá Genival,

Obrigado pelo seu retorno e disposição em ajudar. Mandarei um e-mail para você com uma imagem dos circuitos que planejei.

Abraços. Anuar Naboulsi.

solução!

Boa tarde pessoal.

Gostaria de compartilhar com todos quais foram as soluções para os problemas acima, caso alguém tenha um projeto similar, com o intuito de ajudá-los a ter sucesso em seus projetos.

Para ligar o fecho eletromagnético, utilizei um módulo relé, que conta com transistor, diodo e o próprio relé. Segundo o fabricante, ele protege o Arduino de equipamentos de até 250V (com alimentação externa) [sempre consulte o manual do componente antes de ligar qualquer alimentação externa maior do que 12V, pois há riscos de choque e danos ao Arduino]. O meu caso é bem mais leve (apenas 12V), então é até mais simples. Bastou conectar o módulo relé ao Arduino, e na outra ponta, fazer a ligação NA (normalmente aberto) - fecho - fonte 12V - C. Assim, sempre que mandar um sinal HIGH, o circuíto é aberto e o fecho recebe energia. Isso me trouxe outro problema. A tela LCD fica maluca quando eu ligo o relé e aciono o fecho. Parece que o LCD é muito sensível a variações de energia e os caracteres ficam todos bagunçados. Ainda não resolvi isso, mas algumas das possíveis soluções é adicionar um capacitor para filtrar essa variação ou reiniciar a tela com o lcd.begin sempre que o fecho for acionado.

Sobre ligar o Arduino, a melhor solução que encontrei foi adicionar uma chave liga-desliga na tomada, cortando o fornecimento de energia na fonte 9V que alimentará o Arduino.

Espero ter ajudado. Bom experimento para todos.

Abraços, Anuar Naboulsi.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software