Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Complexidade nas explicações

Sou especialista em Bando de dados, fui DBA por muitos anos, fiz vários modelos no decorrer da minha vida. Bem, achei as explicações do professor não tão diretas. Estas questões das setas, essa busca de explicar a cardinalidade de forma de ir e vir acho que não seria a melhor forma. Quando vou fazer um modelo simplesmente pego as tabela envolvidas e vejo o seguinte: Um cliente pode ter mais de um empréstimo? então seria 1 pra N. Essa questão de ter 0 empréstimo para o banco não vai trazer problema no relacionamento. Agora, iremos ter caso tenhamos que colocar um empréstimo onde não tenha um cliente. Acredito que as explicações quando o professor fala sobre ir e vir não foi feita com uma didática clara.

2 respostas
solução!

Bom dia, Fabiano! Como vai?

Muito obrigado pelo seu comentário!

É ótimo saber que você tem uma bagagem sólida como DBA e experiência prática em modelagem de dados, sua visão é muito importante para a comunidade.

Sobre a explicação com as setas e o uso da ideia de ir e vir, entendo como um recurso que foi pensado justamente para ajudar as pessoas estudantes a visualizar os relacionamentos de forma mais intuitiva, principalmente quando ainda estão desenvolvendo o raciocínio lógico em modelagem. É sempre um desafio equilibrar simplicidade didática com precisão técnica, e seu feedback ajuda muito nesse processo.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

É verdade Daniel. Depois fiquei pensando, o modelo lógico e negocial precisa de alguns complementos que nos que temos já a experiencia acaba esquecendo. Mas acho que a explicação nesse caso, ficou um pouco mais complexa. Teria que ter arrumado uma forma mais simples de explicar. Tirando isso, a aula do professor foi ótima. Estou fazendo esses cursos para relembrar e aprender coisa novas.