Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

complexidade computacional

Boa noite,

Meu nome é Rafael coelho, tenho uma dúvida sobre complexidade computacional:

Um algoritmo que calcula a média possui as entradas; 10.000 e 10.100,00. Se caso transformar os valores em 0 e 100, respectivamente, calcular a média e depois encontrar o resultado real, diminui o tempo de execução do algoritmo? O encontro do resultado será mais rápido?

3 respostas

Oi Rafael, tudo bem?

No caso específico que você mencionou, a transformação dos valores de entrada não deve afetar o tempo de execução do algoritmo. Isso ocorre porque, independentemente dos valores de entrada, a operação de cálculo da média (que é basicamente uma soma seguida de uma divisão) tem uma complexidade computacional constante. Ou seja, ela leva o mesmo tempo para ser executada, não importa se os números são grandes ou pequenos.

Portanto, se você transformar os valores 10.000 e 10.100 em 0 e 100, respectivamente, calcular a média e depois encontrar o resultado real, o tempo de execução do algoritmo não deve ser significativamente diferente.

Espero ter esclarecido a sua dúvida. Lembre-se que a otimização de algoritmos é um campo complexo e que, às vezes, o que parece ser uma otimização pode não ter o efeito desejado na prática. Por isso, é sempre importante testar e medir o desempenho dos seus algoritmos em diferentes cenários.

Um abraço e bons estudos.

Bom dia, Obrigado pela resposta,

Gostaria de fazer mais algumas perguntas:

O valor de entrada não afeta o tempo de execução é uma regra geral ou apenas no exemplo que elaborei?

Está correto afirmar que o tempo de execução do algoritmo depende da complexidade computacional + valor de entrada?

Diminuir o valor de entrada é uma estratégia comum para reduzir o tempo de execução do algoritmo?

Com base no exemplo anterior, se os valores fossem números gigantes, com 10 milhões de dígitos por exemplo, utilizar a escala reduziria o tempo de execução de forma significativa?

Você recomendaria algum material que explica esse assunto?

solução!

Oi, tudo bem?

  1. Regra Geral sobre o Tempo de Execução e Valor de Entrada: A afirmação de que o tempo de execução não é afetado pelo valor de entrada é uma regra geral para algoritmos de complexidade constante ou linear em relação ao tamanho da entrada. No seu exemplo específico de calcular a média, a operação é independente do valor absoluto dos números de entrada. Vou demonstrar isso com um pequeno trecho de código em Python para calcular a média:

    def calcular_media(a, b):
        return (a + b) / 2
    
    resultado = calcular_media(10000, 10100)
    print(resultado)
    

    Se você executar este código e comparar com a versão em que os valores são 0 e 100, o tempo de execução será praticamente o mesmo, porque a complexidade é constante.

  2. Complexidade Computacional + Valor de Entrada: Sim, em muitos casos, o tempo de execução do algoritmo pode depender tanto da complexidade computacional quanto do valor de entrada. Por exemplo, algoritmos de complexidade quadrática (como alguns algoritmos de ordenação) podem levar muito mais tempo para executar quando a entrada é grande.

  3. Diminuir o Valor de Entrada como Estratégia: Embora possa parecer intuitivo que reduzir o valor de entrada acelere o algoritmo, isso nem sempre é verdade. Reduzir a escala dos números pode ajudar em alguns contextos, mas não é uma solução geral para melhorar a eficiência do algoritmo. A verdadeira otimização muitas vezes reside na escolha adequada do algoritmo e na compreensão da sua complexidade.

    Se os valores fossem números gigantes com 10 milhões de dígitos, reduzir a escala ou a magnitude poderia ter um impacto percebido na execução, mas não necessariamente uma melhoria significativa. A razão é que a complexidade do algoritmo permanece a mesma, e a operação de redução ou escala pode, por si só, consumir tempo e recursos computacionais.

    Para aprofundar seu entendimento sobre complexidade computacional, recomendo o livro "Introduction to Algorithms" de Thomas H. Cormen, Charles E. Leiserson, Ronald L. Rivest, e Clifford Stein. Este livro é amplamente utilizado em cursos de ciência da computação e oferece uma visão detalhada das complexidades de diferentes algoritmos e estruturas de dados.

Então, enquanto o valor absoluto dos números de entrada pode não afetar a complexidade de certos algoritmos, é crucial entender que a eficiência geral depende de uma combinação de fatores, incluindo a natureza intrínseca do algoritmo e o tamanho da entrada.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software