4
respostas

Completamente perdido após "escrevendo um arquivo"

Estou completamente perdido após essa aula. Eu criei o palavras.txt no terminal python, mas primeiro, ele está em encoding='cp1252 e não consigo transforma-lo em utf-8 Além disso, não consigo transferir isso pro Pycharm. C:\Users\andy_\PycharmProjects>move palavras.txt PycharmProjects/jogos O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Não tô entendo mais nada

4 respostas

Anderson,

Não entendi bem a pergunta...

O código do "carrega_palavra_secreta" está sendo chamado aqui:


def jogar():
    imprime_mensagem_abertura()
    palavra_secreta = carrega_palavra_secreta()
    letras_acertadas = inicializa_letras_acertadas(palavra_secreta)
    print(letras_acertadas)

    enforcou = False
    acertou = False
    erros = 0

A função que carrega o arquivo é esta, o arquivo é aberto em formato "utf-8":

def carrega_palavra_secreta(nome_arquivo="palavras.txt", primeira_linha_valida=0):
    palavras = []

    with open(nome_arquivo, "r", encoding="utf-8") as arquivo:
        for linha in arquivo:
            palavras.append(linha.strip().upper())

    numero = random.randrange(primeira_linha_valida, len(palavras))

    return palavras[numero].upper()

Seria isso?

[]'s,

Fabio I.

Não.

Eu tô com vários problemas com essa aula, eu já reassisti essa aula umas 5 vezes e tentei fazer e refazer os processos e cada hora aparece um problema diferente, vou lista-los aqui.

  1. Neste momento eu não estou conseguindo criar o arquivo palavras.txt, ele não aparece no C:\Users\andy_Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
  2. Em determinada tentativa quando eu consegui criar esse arquivo, eu não conseguia move-lo pro pycharmInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
  3. Quando eu consegui criar ele, o encode dele não era o mesmo do Professor, o encode q aparecia era esse encoding='cp1252Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
  4. Eu não consigo usar o DIR e muito menos o more q o professor fala.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
  5. Eu não sei mais de nada, pois toda vez q eu assisto novamente a aula e tento executar o passo a passo um problema diferente surge, da uma raiva q ele usa um sistema operacional diferente e vai fazendo as coisas deduzindo q a gente advinhe como faz no Windows

Boa noite,

Então, essa parte de documentação e usar o prompt eu não entendi muito bem, então abri o bloco de notas, coloquei as palavras que queria utilizar e salvei na mesma pastas que os outros arquivos .py. Estou conseguindo utilizar normalmente pelo PyCharm

Boa tarde, amigos! Tive a mesma dúvida e me lembrei de uma biblioteca bacana no python que havia utilizado para uma automatização. Me refiro a biblioteca OS.

O problema que está ocorrendo com você é que, ao criar o arquivo .txt, ele não está indo direto para a pasta do seu projeto, você vai precisar acessa-la e fazer os passos do professor, e é ai que entra a biblioteca OS.

No prompt do PYTHON importe a biblioteca: import os -> agora para que você entenda, digite os.getcwd() esse comando vai te mostrar em qual pasta você está, no meu caso apareceu ('C:\Users\55129\AppData\Local\Programs\Python\Python311'). Certo... você precisará usar outro comando da biblioteca OS os.chdir(r'C:\Users\55129\PycharmProjects\Alura') <- Dentro das aspas coloque o caminho que está seu projeto desta aula, conforme eu fiz no os.chdir... verifique novamente com o os.getcwd() , se estiver no caminho correspondente, deu tudo certo... pode dar sequencia na aula do professor arquivo = open("palavras.txt", "w") conforme ele mensiona.

Dê uma boa olhada nesta biblioteca, é possivel fazer grandes coisas com ela.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software