Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Compilar cód/ Java?

Não entendi a parte da compilação? tenho que instalar algum programa para compilar o código? Quando aprendi um pouco de java compilava pelo 'cmd'(é esse o terminal fado no vídeo?), mas era preciso a instalação de um programa, só não me lembro qual. Preciso de ajuda!!!

10 respostas

Boa tarde

Agora no inicio é apenas o java ele já irá compilar e executar o programa, mas antes é necessário instala-lo e configurar a variável de ambiente do windows. Estás informações estão no exercício da aula 01. Para compilar: javac nomeprograma.java e rodar java nomeprograma isso no cmd. Mais tarde pode-se usar o eclipse ou netbeans agora é feito deste jeito para ser didático... boa sorte!...

Amigo, bom dia. Caso tenha dúvida ao configurar as variáveis de ambiente por favor entre em contato.

Segue um tutorial, acredito que vai resolver sua dúvida: Java: Compilando pelo prompt

Exatamente, o tutorial do Tiago vai resolver seu problema.

Já consegui, instalei o JDK e fiz a configuração. Só que agora está dando erro no cmd, ele diz que não foi possível localizar e nem carregar a classe principal...

Tiago,

Para compilar você deve executar o comando: javac NomeDoArquivo.java, verifique se o nome do seu arquivo está correto e se você está no diretório certo.

solução!

Onde criou a pasta para criar o arquivo.java amigo?

para ficar mais fácil abre o cmd e vê onde ele já te direciona, o meu esta assim ex:

C:\Users\Joao>

Ai você cria uma nova pasta em Joao onde vai salvar o arquivo.java, apos criar abra o cmd e digita:

C:\Users\Joao>cd nomedapasta

se nao der erro devera ficar assim:

C:\Users\joao\nomedapasta>

Ai você da o comando javac apos já ter feito no bloco de notas e salvo NomeDoArquivo.java

C:\Users\joao\nomedapasta>javac NomeDoArquivo.java

Beleza pra mim deu certo falow

EDUARDO. Salvou minha vida brother kkk!! É era isso que faltava(Perfeito esse tutorial que vc escreveu!). Muito Obrigado! Tem mas uma coisa! quando digito NomeDoArquivo.java esta abrindo o Bloco de Notas em vez de executar o programa, o que pode ser??

Tiago, boa noite.

Isto acontece pq todos os seus arquivos .java estão associados para serem abertos peo Bloco de Notas para executar o programa basta Digitar

java NomeDoArquivo

Espero ter ajudado. Abraços.

Tiago na verdade quando você da o comando C:\Users\joao\nomedapasta>javac NomeDoArquivo.java

Ele não deve abrir nada e sim criar um arquivo na sua pasta, por exemplo NomeDoArquivo.class

Verifique se criou e execute o próximo comando ficando assim

C:\Users\joao\nomedapasta>java NomeDoArquivo

Ele devera exibir a mensagem do primeiro exercício ok.

Outra coisa, pra mim ajudou bastante, baixei o notepad++ e bem melhor de visualizar que o bloco de notas

Valew te mais, bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software