No caso dessa nova versão ECMAScript 6 , ela funciona em todos os navegadores tranquilamente , ate os mais antigos como o IE8 ? pois eu estou estudando bastante sobre OO , e estava pensando em começar a usar javascript OO nos meus projetos .
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No caso dessa nova versão ECMAScript 6 , ela funciona em todos os navegadores tranquilamente , ate os mais antigos como o IE8 ? pois eu estou estudando bastante sobre OO , e estava pensando em começar a usar javascript OO nos meus projetos .
Não, o suporte varia bastante entre navegadores. Mesmo os mais modernos não têm ainda 100% de suporte. Acho que o Safari 10 é o 1o browser a ter 100%.
Veja essa tabela bem detalhada que mostra cada funcionalidade do ES6 e o suporte em cada navegador:
Oi Kelvin, do que apresentei no curso, as versões mais novas do Chrome e Firefox suportam todas elas. A exceção é o Safari e eu mostro como resolver isso lá no final do treinamento, em exercícios bônus. Contudo, a nova versão do Safari como o Sérgio disse suportará ainda mais.
Sua preocupação é louvável, é por isso que hoje em dia é muito comum o uso de um transpiler, um copilador de código fonte para código fonte. Ele pega o código em ES6 que você escreveu todo lindão e converte para ES5 para que ele funcione para uma ampla gama de navegadores. Aliás, é um assunto bacana para ser abordado em um novo módulo avançado, não acha?
Por mais que todos os navegadores suportem 100% o ES6, a cada ano novos funcionalidades são adicionadas (tem o async e wait) e já podemos usar em produção essas funcionalidades sem termos que esperar os browsers suportar todas elas.
Tá curtido o treinamento? Quando terminar o módulo 2, deixe no depoimento o que você gostaria de ver no módulo três, combinado?
Sucesso e bom estudo!
Entendi , Poxa muito obrigado . Sim um otimo assunto professor :) Aquela mostra apenas as funcionalidades do ES6 apenas ? Ou dos anteriores ? Porque antes eu costumava usar "document.getElementById()" e "document.getElementsByClassName()" para pegar um elemento do DOM e agora nos cursos de javascript aprendi o "document.querySelector(".example")" e "document.querySelectorAll(".example")" que eu achei mais vantajoso , posso usar ele tranquilamente ou ele também tem problema com esse lance de versão do navegador e etc ?
O querySelector é bem antigo já, funciona desde o IE8. Bem seguro usa-lo no dia a dia! Eu tbm só uso isso agora
Muito Obrigado Instrutores :)