9
respostas

Compass nao atualiza o css

Olá

Fiz a instalação do Compass como instruído nas aulas e até ai tudo certo. Fiz as modificações sugeridas nas aulas no arquivo config.rb também. Feito isso, executei o comando pelo prompt: compass watch css/estilos.scss (como foi também instruído na aula). Ele me retorna a mensagem que o "compass is watching for changes", entretanto, quando eu faço mudanças nos meu mixins ou placeholders e salvo essas alterações, ele não sobre-escreve e nem modifica o meu arquivo estilos.css. Quando dou o comando ctrl+c no terminal ele me retorna perguntando se tenho certeza que desejo finalizar como se estivesse funcionando normalmente.

Vou deixar aqui o link para a pasta do meu projeto no drive para que possam dar uma olhada e me ajudar: https://drive.google.com/drive/folders/1cI4PMK5JIKsuH4wJcXBQwdDKIxz_SVmd?usp=sharing

Agradeco muito desde já!

9 respostas

Fala ai Lara, tudo bem? No momento não consegui dar uma olhada no projeto, mas, recentemente ajudei outro aluno com o mesmo problema.

O problema era porque a configuração do config.rb e Compass não estava na raiz do projeto e nem o comando estava sendo executado na raiz do projeto.

Tente deixar o arquivo de configuração na raiz no projeto e executar o comando também na mesma.

Espero ter ajudado.

Olá Matheus! Eu vi este comentário no fórum e fiz isso mas continuou nao dando certo... Por isso eu postei aqui! :( Se eu nao conseguir rodar isso, terei que assistir as aulas sem mexer no código... E acho que nao será muito bom né?! Mas eu espero entao você dar uma olhadinha e me dar um help aqui... Já passei um bom tempo tentando mexer nisso e fazer funcionar mas nada deu certo!! Bem, mas muito obrigada por ter me dado um parecer! Fico no aguardo!

Fala Lara, hoje a noite eu dou uma olhada no seu projeto com calma, ai te falo o que pode estar ocorrendo.

Abraços

Ok! Muito obrigada!

Fala ai Lara, tudo bem? Eu testei aqui o projeto e funcionou certinho, os arquivos .css são gerados à cada mudança feita nos arquivos .sass.

O que eu fiz foi ir na raiz do seu projeto e executar compass watch.

Reparei que na raiz do projeto existe um estilos.css, o arquivo CSS que será gerado é o dentro da pasta css, ou seja, a cada mudanças nos arquivo .sass será compilado e gerado o css/estilos.css e não na raiz.

Tente apagar a pasta .sass-cache na sua maquina e executar o comando:

compass watch --poll

Espero ter ajudado.

Olá Matheus!

Deletei esta pasta (sass cache) e quando eu dou o comando "compass watch --poll" ele cria arquivos css iguais os que eu tenho scss e aparece um monte de erro no prompt. Aparece isso daqui:

C:\Users\laran\Desktop\site-apeperia 00>compass watch --poll

Compass is watching for changes. Press Ctrl-C to Stop. write css/estilos.css write css/helpers/mixins.css write css/helpers/variaveis.css error css/layout/blog.scss (Line 26: Undefined variable: "$mq-mobile".) error css/layout/contato.scss (Line 11: Undefined variable: "$mq-mobile".) error css/layout/destaque.scss (Line 10: Undefined variable: "$mq-mobile".) error css/layout/footer.scss (Line 21: Undefined variable: "$cor-auxiliar".) error css/layout/geral.scss (Line 10: Undefined variable: "$mq-mobile".) error css/layout/header.scss (Line 3: Undefined variable: "$cor-padrao".) error css/layout/planos.scss (Line 3: Undefined variable: "$cor-auxiliar".) error css/layout/sobre.scss (Line 33: ".plataformas li" failed to @extend "%image-replacement". The selector "%image-replacement" was not found. Use "@extend %image-replacement !optional" if the extend should be able to fail. )

Fala ai Lara, esse erro é porque o SASS está tentando compilar cada arquivo .scss, e dentro deles você não está importando o mixins e variables, para resolver os erros, pega os dois @import que tem no estilos.scss referente ao mixins e variables e cola no começo de cada arquivo da pasta layout.

Isso deve resolver.

Por padrão o SASS vai compilar todo arquivo .scss ou .sass, se você quer compilar apenas o primeiro, precisa definir o nome dos demais começando com _, exemplo: _blog.scss, dessa forma, o compilador do SASS ignora arquivos que iniciam com _ e compila os demais.

Espero ter ajudado.

Matheus, eu estou ficando loucaaaaaaa (e talvez deixando você louco também!rs), mas o compass toda vez que eu preciso compilar uma coisa de um arquivo pro outro, eu preciso dar um novo comando no prompt para que isso aconteca... Fiz tudo que você me aconselhou, mas ele continua nao atualizando automático... Sempre que eu preciso que ele atualize eu preciso dar o comando "compass watch css/estilos.scss", senao ele nao atualiza.... Daí quando eu preciso que ele faca mais alguma mudanca, preciso parar ele usando o control C e depois dar este comando novamente... Já dei o comando compass watch --poll e nao adianta...

Fala Lara, calma, vamos aos poucos nos falando que jaja a gente acha o problema.

Tenta executar o CMD como administrador (caso esteja utilizando Windows), se for ambientes Unix roda o Compass como sudo.

Outro detalhe, executa apenas compass watch, não precisa informar nenhum arquivo porque isso já está no config.rb.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software