2
respostas

Compartilhar libs e componentes sem o uso de monorepo

Olá ! Uma dúvida surgiu durante o desenvolvimento do curso de monorepo utilizando NextJS. Eu gostaria de saber se é possível eu compartilhar componentes e libs sem a necessidade de se usar um monorepo, já que os projetos "bebem" da mesma fonte de componentes, porém existem peculiaridades entre eles. Caso exista, como eu poderia fazer isso ?

2 respostas

Oii, Raphael! Tudo bem?

É possível e existe algumas formas de fazer isso, alguma delas são:

Criar um pacote separado para componentes/libs e publicá-lo no npm ou resgistro privado. Nos projetos, adicione a dependência e importe os recursos normalmente;

Outra alternativa é usar YARN Workspace ou Lerna para manter múltiplos projetos no mesmo repositório, compartilhando dependências e componentes entre elas. Projetos independentes podem aproveitar a mesma fonte de componentes/libs.

Contudo, é importante lembrar que a escolha do que usar dependerá das necessidades particulares do seu projeto e é importante escolher a que melhor se adapta a ele.

Espero ter ajudado e que as orientações seja um bom ponto de partida para você.

Conte com a Alura para evoluir nos estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Nathalia.

Tudo bem sim e com você ?

Legal, no meu caso eu não tenho como publicar no NPM. Como funciona essa parte de registro privado ?

Tem como trabalhar com o YARN Workspace com mútiplos repositórios ?