2
respostas

Compartilhar arquivo excel com vba com outros usuários sem desabilitar macros

Bom dia, pessoal.

Criei uma planilha em excel que possui algumas macros, botões, fomatação condicional, etc. A planilha está salva numa rede compartilhada (na empresa) e funciona normalmente, no entanto sempre que tento compartilhar essa planilha com outros usuários, para que possamos utilizá-la e modificá-la ao mesmo tempo, essas funções (macros/botões) acabam sendo desabilitadas.

Portanto, a minha dúvida é se existe alguma maneira de 2 pessoas trabalharem nessa planilha de excel ao mesmo tempo sem desabilitar essas macros?

2 respostas

Olá Luisa, tudo bem? Espero que sim!

O compartilhamento de planilhas no Excel tem certas limitações as quais você pode conferir na documentação da Microsoft na seção Recursos sem suporte.

Dentro das limitações que são citadas na documentação, é descrito que não é possível Escrever, gravar, alterar, exibir ou atribuir macros. Confira no link nesse post outras limitações que ocorrem quando está compartilhando as planilhas do Excel.

Existe um recursos mais novo, nomeado coautoria, que está disponível em versões mais novas e que possui menos limitações. Você pode saber mais através da documentação da Microsoft sobre coautoria.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Bom dia, João! tudo jóia?

Obrigada pela ajuda! mas então tanto no compartilhamento normal quanto na coautoria, as macros são desabilitadas..

Na realidade, a minha dúvida é em relação ao compartilhamento de uma pasta de trabalho com vba..

Ouvi falar que algumas pessoas que precisam compartilhar arquivos com vba, as vezes utilizam um código no vba que ele basicamente desabilita a macro, cria um banco de dados ao fazer o compartilhamento, salva uma "cópia" e habilita novamente as macros.. mas nunca tentei!

já ouviu falar nessa opção? sabe se é possível?