1
resposta

Compartilhando minha experiência: Explorando probabilidades com uma frase inusitada no Google AI Studio!

Fala, pessoal!

Acabei de concluir a atividade "Faça como eu fiz: explorando probabilidades" e foi uma experiência incrível para abrir a "caixa preta" da IA. Usei o Google AI Studio com o modelo Gemini para os testes.

O que mais me chamou a atenção foi entender o processo: primeiro, o texto é dividido em tokens, e depois transformado em embeddings. Descobrir que cada palavra vira um valor numérico em um espaço matemático me fez finalmente entender o que significam todos aqueles números "aleatórios" que a gente costuma ver em filmes de tecnologia! kkkk. Agora sei que ali está a representação matemática do contexto e da semântica.

O Teste:

Para ver como o modelo se comporta em cenários surreais, usei o seguinte prompt de configuração:

"Vamos simular como funciona o Gemini. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada."

A frase enviada:

"O hipopótamo roxo dança tango enquanto a torradeira lê poesia russa sob o luar de queijo."

O Resultado (Top 5 probabilidades):

E: 28.4%

O: 14.2%

De: 10.1%

Mas: 7.3%

Enquanto: 6.5%

É fascinante notar que, mesmo em uma frase sem sentido lógico, o Gemini se apoia na probabilidade gramatical. Como a cena já estava "fechada", ele sugeriu conectivos (como "E" ou "Mas") para puxar uma próxima oração. A matemática por trás da linguagem é muito mais forte do que a gente imagina!

Curti muito aprender sobre isso!!

1 resposta

Olá, André! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Sua resposta demonstra uma excelente compreensão sobre o funcionamento interno das IAs, evidencia clareza ao explicar o processo de tokens e embeddings e mostra entusiasmo ao relacionar conceitos matemáticos com a prática de geração de linguagem.

Uma sugestão para o futuro seria explorar como diferentes tipos de prompts podem alterar não apenas as probabilidades das palavras, mas também a coerência do texto gerado, ampliando ainda mais a análise.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!