2
respostas

Compartilhando dica sobre Atalhos no VSCode

Atalho com múltiplos comandos

Decidi retornar ao VSCode, após muitos anos, como eu vinha usando o PhpStorm, senti falta de alguns atalhos, principalmente o Ctrl+;, que no PhpStorm adiciona o ponte e vírgula no final da linha. Como não é possível configurar essa funcionalidade pelo keyboard shortcut, pesquisei e achei algumas extensões que são especificas pra isso, mas fui um pouco mais além, pois entendi que teria dificuldade pra gerar outros atalhos que dependem de múltiplos comandos. Consegui resolver com a extensão abaixo, veja o script que eu criei para o Ctrl+;

Com essa extensão as possibilidades são infinitas, pode-se criar atalhos para diversas tarefas.

Comandos múltiplos

Instala a extensão: multi-command - ryuta46

https://marketplace.visualstudio.com/items?itemName=ryuta46.multi-command

Inseri meu script direto no arquivo keybindings.json, acredito que essa seja a forma mais adequada, pois concentra todos atalhos personalizados no arquivo padrão, mas se quiser, pode escrever no arquivo da extensão, conforme diz no o manual.

Segue meu script, ainda posso melhorar, mas já tá servindo!

// Place your key bindings in this file to override the defaults
[
    {
        "key": "ctrl+;",
        "command": "extension.multiCommand.execute",
        "args": { 
            "sequence": [
                "cursorEnd",
                { "command": "type", "args": { "text": ";" } },
                "lineBreakInsert",
                "cursorDown"
            ]
        },
        "when": "editorTextFocus"
    }
]

São 4 comandos para colocar o ponto e vírgula no final da linha, basicamente ele coloca o cursor no fim da linha, digita o ponto e vírgula, adiciona uma nova linha abaixo e desce para essa linha, isso quando estiver no editor de código.

Por enquanto é isso!

2 respostas

Legal achei interessante

Mais uma dica, para incrementar o Ctrl+B, onde nativamente abre e fecha o painel lateral, porém não foca no painel, tendo que pegar o mouse e clicar no painel, ou usar mais um atalho (Ctrl+Shift+E). Isso é bom pra quando usamos metade da tela e queremos mais espaço no editor de código. Para abrir e fechar o painel lateral e focar no primeiro elemento quando abri-lo, sem precisar do mouse e nem de outro atalho:

{
    "key": "ctrl+b",
    "command": "extension.multiCommand.execute",
    "args": {
      "sequence": [
        { "command": "workbench.action.toggleSidebarVisibility"},
        { "command": "list.focusFirst"}       
      ]
    },
  }