Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Compartilhamento de volume não funciona corretamente

E aeeeeeeeeee pessoal!

Seguinte, utilizo windows 7 e Docker Toolbox. Estou com um probleminha no compartilhamento de volumes do container com o host.

Situação 01: Executo os seguinte comando no docker:

docker run -it -v "/c/users/shared:/shared" ubuntu

Ele cria o container, o diretório, mas o compartilhamento não funciona corretamente. Depois de muito quebrar a cabeça e pesquisar, descobri que o Docker Toolbox roda um alpine em uma máquina virtual pra subir o docker no windows, e quando utilizo os comandos de volume ele compartilha a pasta do container com a pasta dessa máquina virtual do alpine, em vez da pasta do windows. Então, minha aplicação que está no container não acessa a pasta do windows D=

Situação 02: Quando utilizo o Visual Studio 2017 e tento rodar uma aplicação com suporte a Docker ele dá a seguinte mensagem: "O compartilhamento de volume não está habilitado. Habilite o compartilhamento de volume nas Configurações do Docker CE para Windows."

Aparentemente, ambas as situações são devido as configurações de compartilhamento de volume. Como resolvo isso?? D=

3 respostas

Oi Tiago, tudo bem?

Você disse que o Docker Toolbox cria uma máquina virtual para subir o Docker, certo? Você está utilizando o VirtualBox para fazer essa virtualização?

Se sim, no VirtualBox, dá para compartilhar a pasta da máquina virtual com uma máquina do computador.

Outra possibilidade é ir nas configurações do Docker para Windows e compartilhar os drivers que você quer.

solução!

Vlw Iuri!! Hahaha!! Consegui resolver a situação 01! Essa do compartilhamento entre as máquinas. Eu não estava acertando mapear a pasta do windows com a do virtualbox, e do virtualbox com do container! Muito louco! Vlww!!! Hahaha

Sobre a situação 02, ainda não tive bons resultados =/ Com o Visual Studio não consigo rodar a aplicação direto no Docker, o erro persiste:

"O compartilhamento de volume não está habilitado. Habilite o compartilhamento de volume nas Configurações do Docker CE para Windows."

O link utilizado acima, se refere ao Docker for Windows 10, no Docker Toolbox não tem essa opção =/

Vlw Iuri!! Hahaha!! Consegui resolver a situação 01! Essa do compartilhamento entre as máquinas. Eu não estava acertando mapear a pasta do windows com a do virtualbox, e do virtualbox com do container! Muito louco! Vlww!!! Hahaha

Sobre a situação 02, ainda não tive bons resultados =/ Com o Visual Studio não consigo rodar a aplicação direto no Docker, o erro persiste:

"O compartilhamento de volume não está habilitado. Habilite o compartilhamento de volume nas Configurações do Docker CE para Windows."

O link utilizado acima, se refere ao Docker for Windows 10, no Docker Toolbox não tem essa opção =/