O prompt diz que o erro está "estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas" na "def posicao_valida?"
require_relative 'ui_fogefoge'
require_relative 'heroi_fogefoge'
def posicao_valida?(mapa, posicao)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linha = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
estourou_coluna = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
if estourou_linha || estourou_coluna
return false
end
muro = mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "X"
fantasma = mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "F"
if muro || fantasma
return false
end
true
end
def posicao_valida_nul?(posicao, mapa)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas || nil
estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas || nil
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
muro = mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "X"
if muro
return false
end
true
end
def executa_remocao mapa, posicao, quantidade
if posicao_valida_nul?(posicao.to_array, mapa)
posicao.remove_do mapa
bomba mapa, posicao, quantidade - 1
else
return
end
end
def remove mapa, posicao, quantidade
if quantidade == 0
return
end
executa_remocao mapa, posicao.direita, quantidade
executa_remocao mapa, posicao.esquerda, quantidade
executa_remocao mapa, posicao.cima, quantidade
executa_remocao mapa, posicao.baixo, quantidade
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa(3)
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
if !valida_tecla?(direcao)
next
end
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
if !posicao_valida? nova_posicao.to_array, mapa
next
end
heroi.remove_do mapa
if mapa[nova_posicao.linha][nova_posicao.coluna] == "*"
remove mapa, nova_posicao, 4
end
nova_posicao.coloca_no mapa
mapa = move_fantasmas mapa
if jogador_perdeu?(mapa)
game_over
break
end
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read(arquivo)
mapa = texto.split("\n")
end
def encontra_jogador(mapa)
caracter_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
if coluna_do_heroi
heroi = Heroi.new
heroi.linha = linha
heroi.coluna = coluna_do_heroi
return heroi
end
end
nil
end
def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
if posicoes.empty?
return
end
aleatoria = rand posicoes.size
posicao = posicoes[aleatoria]
mapa[linha][coluna] = " "
novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end
def move_fantasmas(mapa)
caracter_do_fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caracter_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def soma(vetor1, vetor2)
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end
def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
posicoes = []
movimentos = [[-1, 0], [0, +1], [+1, 0], [0, -1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = soma posicao, movimento
if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes
end
def copia_mapa(mapa)
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end
def jogador_perdeu?(mapa)
perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end
def valida_tecla?(direcao)
if direcao != ("W") && direcao != ("S") &&
direcao != ("A") && direcao != ("D")
tecla_invalida
return false
end
true
end