1
resposta

Comparar e trazer o resultado da comparação de valores entre duas abas diferentes

Boa tarde!

Como posso comparar os valores de duas colunas que estão em abas diferentes e acima da comparação trazer um texto como Verdadeiro ou Falso?

No caso abaixo, trazer os valores para a coluna F que eu encontrar na aba "itens contrato" que são iguais aos valores constantes na aba "Cópia de Sheet1". Se o resultado for que o item da coluna B da Aba "Cópia de Sheet1" estiver presente na coluna B da Aba "itens contrato" eu poder trazer uma descrição alternativa na coluna F, ex: Está no contrato e Não está no contrato.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Alexandre, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Para comparar os valores de duas colunas em abas diferentes e trazer um resultado Verdadeiro ou Falso, você pode utilizar a função PROCV. Essa função busca um valor em uma tabela e retorna um resultado relacionado a esse valor, aliada à função SE, que analisa a expressão lógica e retorna um valor de sua escolha.

No seu caso, você pode utilizar a seguinte fórmula na célula F2 da aba "Cópia de Sheet1":

=SE(PROCV(B2;'itens contrato'!B2:C50; 1; 0);"Está no contrato";"Não está no contrato")

Na PROCV, o Sheets faz uma procura vertical nos dados. São 4 parâmetros:

1. A referência a ser buscada. Na fórmula de exemplo, será o valor que está na sua célula B2;
  2. O intervalo onde o valor será buscado. Geralmente, usamos uma tabela;
  3. O índice nessa tabela. É o valor da coluna onde está o dado que você quer que seja retornado. Começa no valor 1, pela esquerda;
  4. O último parâmetro é sobre quão acurada será a busca.

Essa fórmula irá buscar o valor da célula B2 na aba "itens contrato" e compará-lo com o valor da célula B2 na aba "Cópia de Sheet1". Se os valores forem iguais, o resultado será "Está no contrato", caso contrário, o resultado será "Não está no contrato".

Lembre-se de ajustar o intervalo da tabela na função PROCV de acordo com a quantidade de linhas da sua aba "itens contrato".

Espero ter ajudado!

Fico à disposição. Bons estudos.