14
respostas

Como você estuda aqui na Alura?

Oi pessoal, tudo bom?

Queria entender mais como vocês estudam aqui com a gente, principalmente para quem estuda e faz anotações sobre o que está estudando.

Algumas dúvidas:

1. Qual ferramenta você utiliza para isso, por que essa em especial?
  2. O que mais te incomoda nessa ferramenta ou nesse processo?
  3. Como você organiza tudo isso?
  4. Qual o ganho/valor que você enxerga em fazer anotações aqui dos cursos da Alura?

Não tem certo e errado aqui, mas se não quiser compartilhar aqui no fórum pode mandar no ux@alura.com.br

Valeu!

Abcs!

14 respostas

Eu não chego a fazer anotações de fato, eu faço os códigos/exercícios junto com os professores e deixo salvo pra consultar caso eu precise. Além disso eu salvo todos os sites recomendados pelos professores nos favoritos de maneira a me facilitar acesso a eles.

Putz, eu sou bem antiquado pelo visto. Uso papel mesmo e canetas de diversas cores, aprendi a estudar assim: Estudo ativo e revisões periódicas.

Daí me dou melhor com papel. Porém nunca tem uma solução "tecnológica".

Eu uso google keep separando os cards com marcadores sobre cada assunto

• Uso o Visual Studio Code no Windows ou o Atom no GNU/Limux, coloco em repositório privado no GitLab em Markdown (.md).
  • Faco exercício de site como o URI Judge ou similar, e salvo neste repositório privado do GitLab. Juntos com as anotações
  • Dica: Escutem os podcast do Mari Hodo & Atila Iamarino sobre aprendizagem:

Powerpoint é útil para a aprendizagem? Link: https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-205-powerpoint-e-util-para-a-aprendizagem/

Como eu estudo para o Nerdologia. Link: https://youtu.be/gsGUqJ9Oyhk

Natan, eu uso um caderninho e caneta também :/ o problema acaba sendo que preciso estar com esse caderno em todos os lugares, caso eu queira ver algo que anotei. Em uma época, cheguei a utilizar o Word online e salvava no drive, porque aproveitava e podia guardar links que os instrutores sugeriam e, eventualmente, até imprimir minhas anotações pra ler por aí.

depende mapas mentais : Xmind Anotacoes - Gedit e jogo no Dropbox

Eu uso o evernote para quase tudo que preciso desde anotações simples de projetos ou lembretes até as capturas que faço com o webcliper das aulas que estão com as transcrições. Separo tudo com de acordo com o curso/aula e dae depois fica facil achar alguma coisa ou mesmo fazer aquela revisão. A revisão que é a peça chave em qualquer estudo.

Olá, eu primeiramente entendo o ponto de vista do instrutor, a cada aula deixo um txt com a aula atual mas com o meu entendimento derivado do dele, ao final do vídeo sempre copio aquele "O que aprendemos" ao final do meu txt, acredito eu que quanto mais simples seu "resumo" e de fácil acesso torna o aprendizado mais fácil.

Oi Natan, blz?

1- Ferramentas eu uso o notepad, imagens(prints) com anotações (setas e balões explicativos, mas depende do curso), e principalmente Git e anotações no código, Mas nem sempre é dessa forma, dependendo do curso é melhor fazer um HTML formatado com anotações, imagens e até vídeos, foi o que eu fiz no curso de formação SQL Server por exemplo, assim já fui treinando o html e css também.

2- Não é nenhum incomodo, só é preciso atenção para não virar um caos rs.

3- Para organizar o melhor é uma pasta no PC sincronizada com dropbox chamada Alura e dentro dela uma pasta para cada curso contendo os código, anotações e imagens.

4- Como o Prof Flávio Almeida disse 'Relembrar é viver' rs, então consultar alguma coisa que aprendi é até fácil, inclusive anotações em códigos e commit com comentários bem escritos, assim só fazer uma busca ou rever a aula em si.

Olá Natan, comento os códigos direto na IDE...acabo não fazendo anotações extras....Mas seguindo a ideia e ajudando no feedback, seria legal na plataforma da Alura existir uma IDE que fosse possível fazer os cursos sem precisar abrir ou instalar programas....ao menos para algumas linguagens, como JS e Python. Ahh e costumo utilizar o https://colab.research.google.com para testes menores durante o estudo.

Oi pessoal,

Muito obrigado pelos comentários. Se tiverem outros comentários ou se você que está lendo isso quer comentar, manda ver! Vai ajudar bastante a gente aqui no time de UX e produto da Alura.

Peguei vários insights daqui e desse tuite do Paulo também.

Brigadao novamente!

Abcs!

Olá, eu faço as anotações do que estudo (sendo aqui ou não) em bloco de notas, depois para ter sempre disponível eu passo para meu blog na seção de resumos. O ganho é a facilidade de memorização e entimento que aumentam, e pelo resumo posso lembrar de algo sem ter que ficar revendo cursos ou procurando na internet.

Geralmente realizo todos os exercícios e guardo eles em um repositório de exercícios, dando atenção especial às mensagens de commit (primeira sentença com o assunto principal e demais sentenças na mensagem com quaisquer observações importantes). Depois, para revisar, utilizo o Git History.

Em cursos mais carregados teoricamente eu costumo fazer as anotações em um caderno para depois escanear (Evernote, OneNote, etc).

Uso OneNote pra anotações em geral. As anotações dos tópicos de estudo faço no Jupyter - normalmente junto com os códigos que desenvolvemos durante o curso.