1
resposta

Como você aprendeu até hoje?

Nos últimos 10 anos aprendi bastante sobre Direito, Raciocínio lógico, Português, etc., pois estava me preparando para o concurso do Senado Federal. Aprendi também um pouco de francês, espanhol, italiano e inglês. Tenho feito aulas de canto lírico também. Fiz uma Pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública e atualmente estou fazendo outra Pós, também na área de direito. As mais complexas com certeza foram a aula de canto e aprender Direito, pois não sou formada na área. No caso do canto, a metodologia consiste em ouvir muitas cantoras, observar como abrem a boca, projetam o som, movimentam os músculos facias... Além disso, exercícios de respiração, vocalises e treinos abdominais fazem parte do estudo. Cantar junto com cantoras profissionais, cantar enquanto subo escadas, cantar com a boca fechada (BOCA CHIUSA) são outras práticas que tento treinar diariamente. O controle do diafragma, a projeção do ar e o levantamento do palato juntamente com o relaxamento da língua são muito complexos e exigem bastante consciência corporal. Depois de um ano estudando, agora é que estou começando a entender como funciona o processo. No caso do direito, por outro lado, ouvi centenas de horas de videoaulas, resolvi milhares de exercício, treinei com provas anteriores e fiz muitas redações. Embora mais trabalhoso, creio que foi mais fácil que o canto... Pena que não consegui passar no concurso dos sonhos... Com certeza eu conseguiria colocar esses conhecimentos em prática. No caso da matemática, por exemplo, tenho ajudado minha filha que está no ensino médio e ela fica impressionada com o conhecimento que ainda tenho em minha memória de longo prazo... No caso do canto, algumas pessoas dizem que eu tenho melhorado significativamente a minha performance vocal.

1 resposta

Oii! Como vai?

Obrigada por compartilhar.

Sua jornada de aprendizagem é impressionante! A dedicação e a diversidade de áreas que você explorou demonstram um verdadeiro perfil de lifelong learner. É inspirador ver como você enfrenta desafios complexos, como o canto lírico e o Direito, com metodologias específicas e foco no processo contínuo de aprimoramento.

Dica: continue aplicando essa abordagem de práticas diárias e revisões constantes, tanto no canto quanto no Direito. Refletir regularmente sobre seu aprendizado e identificar o que funciona melhor pode te ajudar a aprimorar ainda mais seus métodos de estudo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!