2
respostas

Como você age ao receber um feedback?

Eu acho que eu tenho a reação imediata, no momento do feedback, e uma introspecção em outro momento. A reação imediata está muito relacionada à forma em que o feedback é dado, mas acho que posteriormente reflito sobre o feedback independentemente disso. Infelizmente o feedback bem construído é raro, comentários tangenciais que na hora você não dá atenção são mais comuns.

Refletindo sobre o que está sendo apresentado no curso, em termos de receber feedback eu preciso trabalhar mais para não ser afetado pela forma que o feedback é entregue a mim, tentar ver sempre como algo que é benéfico, e em termos de dar feedback preciso trabalhar em dar bem mais feedback positivo, pois em geral sou muito focado nos pontos de melhoria / crescimento, e trato os pontos bons como o que já está resolvido / implicitamente bom. É preciso manter em mente que os outros não sabem o que passa na nossa cabeça, e se só recebem críticas podem achar que temos uma visão muito crítica deles, quando na verdade podemos simplesmente estar tentando trabalhar com a pessoa naquele 1% que pode ser melhorado.

2 respostas

Quando se trata de receber um feedback, é sempre importante lembrar que nunca será pessoal, embora seja de fundamental importância que o outro lado saiba como fazê-lo, afim de que se mantenha um bom relacionamento entre as partes. Do ponto de vista recebedor, eu busco assimilar o que me foi dito, analisar o contexto, o motivo e de que forma eu posso evoluir a partir dessa situação. É sabido que tanto receber quanto dar feedback são fundamentais para o desenvolvimento pessoal, os autores Stone & Heen, abordam isso no livro: Obrigado pelo feedback: Como receber e dar feedback de forma construtiva.

Deixo abaixo o link de um artigo, construído através da leitura do livro citado acima e que pode contribuir significativamente para essa discussão. https://www.linkedin.com/pulse/o-poder-de-saber-receber-feedback-como-aprimorar-sua-carreira-campos/

Penso que no geral as pessoas não gostam, naturalmente, de receberem feedback ou até mesmo as chamadas "críticas construtivas". Mas isso ocorre quando a pessoa não tem maturidade ou mesmo compreensão do que é o feedback, uma ferramenta muito importante, necessária para qualquer bom profissional, para ajudar a pessoa avaliar e melhorar a performance no trabalho, através do fornecimento de informações, críticas e orientações. Todos nós precisamos, para avaliação de nossa carreira ou mesmo sobre decisões e posições que assumimos, precisamos de receber feedbacks.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software