5
respostas

Como você age ao receber um feedback?

Entendo que faz parte do meu processo de crescimento pessoal e profissional. Mas algumas vezes depende do que, de como e de quem diz algo para mim. Se percebo que é uma crítica ou um comentário depreciativo, eu não levo em consideração. Antes dizia algo rude e saia. Hoje faço "cara de paisagem" até a outra pessoa terminar seu comentário.

5 respostas

Regina, tudo bom?

Um feedback é sempre importante, mas esse curso te dá algumas ferramentas para você dar e ouvir um feedback. Principalmente, as pessoas que te dão feedback nem sempre sabem como fazer isso. Assim, é importante mesmo separar o que é feedback do que é apenas um comentário sem nenhum sentido.

Normalmente, eu escuto sem nenhuma objeção. Posteriormente, analiso e busco mudar aquilo que precisa ser alterado.

Olá, Regina! Tudo bem?

O feedback é muito importante em muitos aspectos em nossa vida, mas devemos sempre ter em mente que, em alguns momentos, ele não cabe a nós. Deve-se sempre ter consciência e tentar separar o que é do outro e o que, de fato, é meu.

Acho que, quanto mais você se conhece, com mais propriedade consegue identificar se o feedback foi positivo ou não.

Regina, No começo do ano eu recebi um feedback negativo que me deixou bem chateada pq a pessoa nem me conhecia, deu uns exemplos que não tinham nada a ver, só que realmente fiquei remoendo aquilo por uns meses. Agora em abril eu fiz um curso aqui na Alura chamado resiliência e ele fala sobre como lidar com o feedback negativo, esse curso é riquíssimo, eu anotei 12 páginas de coisas que aprendi, sempre que alguém me chamar pra um feedback que vou ler algumas páginas antes de ir. Recomendo muito esse curso, é o que melhor que fiz aqui.

Olá Regina, tudo bem com você? Realmente é bem complicado recebermos feedbacks negativos, poderiam ser fácil como um feedback positivo, né? Adotei uma estratégia que tento usar pela vida interna que é prestar o máximo de atenção possível quando estou recebendo um feedback negativo e questionar algo que possivelmente eu possa não ter compreendido direito. Nada mais que isso, sem utilizar justificativas nem negar o que foi dito. Feito isto, eu me isolo no final do dai e penso neste feedback recebido e tento compreender o motivo que fez com que eu recebesse ele, e sempre que possível vendo o lado bom daquilo: talvez a pessoa esteja preocupada com seu crescimento, talvez você realmente sempre teve aquele tipo de atitude ou posicionamento e uma pessoa conseguiu identificar e te passar um feedback. Ou seja, sempre tento ver pelo lado positivo da coisa, pois tudo na vida tem algo bom para coletar. É claro, se o que eu recebi eu não concordar de jeito nenhum, é extremamente importante demonstrar isso à outra pessoa com o intuito de ser o mais transparente possível e tentar chegar em uma forma de melhorar aquele apontamento feito sobre você.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software