Levando em conta que o Scrum defende o pouco uso de documentação, gostaria de saber como eu posso vender que desenvolvemos projetos, sem ter um escopo definido, com prazos (como é feito sem utilizar o scrum).
Levando em conta que o Scrum defende o pouco uso de documentação, gostaria de saber como eu posso vender que desenvolvemos projetos, sem ter um escopo definido, com prazos (como é feito sem utilizar o scrum).
Ola Brenno,
No meu ponto de vista, antes de chegar no time de desenvolvimento, a equipe de vendas já recebeu do cliente uma prévia do que eles querem, e já foi feito uma estimativa do orçamento e do prazo. Com essa estimativa em mãos o cliente decide se vai comprar o produto ou não. Então quando chegar para o time de desenvolvimento, vai existir um "semi escopo", não sei se seria o melhor termo, e em cima disso são criados as histórias e tarefas para as Srpints.
Uma equipe Scrum trabalha com as premissas das metodologias ágeis como: escopo flexível, entregas constantes, inspeção, adaptação, etc.
Um cliente de software, ao entrar em contato com uma empresa de desenvolvimento procura obter basicamente duas respostas: 1- "Quanto tempo levará para entregar o que estou pedindo?" e 2- "Quanto isso vai me custar?". Geralmente algumas empresas já pegaram projetos semelhantes então já se tem uma estimativa, agora quando é algo novo se faz um pré escopo e da inicio ao projeto, quanto antes for entregue as funcionalidades do produto melhor.
Boa Tarde!
É importante demonstrar que por meio do método ágil é possível evitar implantações big-bang ou “festas surpresa” que são abordagens que trazem muito riscos para o projeto, que por mais que tenham tido excelentes fases de testes, trazendo consigo um componente altíssimo de riscos e falta de conformidade com a expectativa do cliente.
Liberar software potencialmente entregável a cada sprint, tendo todas os critérios de qualidade exigidos contidos na entrega e ainda ser capaz de ajustar as funcionalidades que são mais benéficas para o sprint ou garantir a priorização dos itens mais importantes do backlog.
Com o Scrum é possível obter feedback do usuário final antes de se implantar ou de se ter altos custos com retrabalho, à tempo de se obter melhor do produto em um caminho muito mais fácil até a implantação.
Att.