Alterei o componente do botão para um function component. Como posso aplicar o props?
Alterei o componente do botão para um function component. Como posso aplicar o props?
Fala Rodrigo, beleza?
Já vou te dar um spoiler que nesta aula aqui eu refatoro o botão, mas vou colocar aqui para facilitar a sua vida:
interface Props {
type?: "button" | "submit" | "reset" | undefined,
onClick?: () => void
}
function Botao({ onClick, type }: Props) {
return (
<button onClick={onClick} type={type} className= {style.botao}>
{this.props.children}
</button>
)
}
Para não ficar uma resposta muito pequena, vou te dar algumas informações sobre props para valer a pena a pergunta :D
Esse { onClick, type }
é chamado de destruct, ou seja, eu estou "quebrando" o objeto recebido no parâmetro em variáveis, então se a gente colocar { onClick, type }
o JS assume que existe um objeto (vamos chamá-lo de props
aqui, mas no destruct
direto no parâmetro da função ele não tem nome) e que dentro desse objeto existe onClick
e type
(e que poderíamos acessar com props.onClick
e props.type
). Sendo uma aplicação JS, ele aceita que tenha outras variáveis dentro do objeto props
, e elas serão impossíveis de ser alcançadas a não ser que você colocasse diretamente no destruct
no caso acima.
Vamos imaginar que temos uma nova prop
chamada nome
, vou te mostrar 2 formas de acessar essa nova prop:
interface Props {
onClick?: () => void,
nome: string
}
function Botao({ onClick, type, nome }: Props) { // adicionei aqui a nova prop
console.log('acessando a nova prop!', nome);
return (
{this.props.children}
</button>
)
}
interface Props {
onClick?: () => void,
nome: string
}
function Botao(props: Props) { // aqui a gente tem o objeto props sem destruct
const { onClick, type, nome } = props; // aqui a gente faz o destruct da mesma forma que fizemos na primeira forma, só que dentro da função
console.log('duas formas de pegar a prop! ', nome, props.nome) // pelo fato de existir o objeto props, podemos acessar tanto diretamente pela variável ou pelo objeto props
return (
{this.props.children}
</button>
)
}
Qual é a melhor forma de fazer? você decide! na primeira opção temos perda de variáveis, mas ao mesmo tempo deixamos direto no parâmetro da função exatamente o que usaremos do objeto que receberemos, já na segunda opção você tem todas as variáveis do objeto existindo no contexto da função, independente se iremos usá-los ou não. Depende de cada ocasião utilizar os dois.
Caso tenha mais alguma dúvida sinta-se a vontade para continuar este tópico ou criar outro beleza?
Bons estudos!
Muito obrigado. A resposta está bem completa e já me ajudou =)