1
resposta

Como utilizar cache para evitar download das dependências nos stages

Estou curtindo muito o curso, muito bom mesmo! Estou aplicando os conhecimentos do curso em um projeto onde uso o maven. Para evitar o download das dependências em alguns stages quero usar o cache, porém estou tendo dificuldade aparecendo essa mensagem.

WARNING: /root/.m2/repository: no matching files   

Poderiam me ajudar? Por favor

1 resposta

Olá Júlio! Tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno a sua mensagem.

Que bom que está curtindo o curso e aplicando os conhecimentos em seu projeto. Utilizar o cache para evitar o download das dependências nos stages é uma ótima estratégia para otimizar o tempo de execução do pipeline.

A mensagem de aviso indica que não há arquivos correspondentes no diretório do cache. Isso pode acontecer quando o cache ainda não foi populado ou quando não foi configurado corretamente.

Para utilizar o cache corretamente, precisamos garantir que esteja configurado no estágio correto do pipeline e que esteja apontando para o diretório correto onde as dependências estão armazenadas.

Aqui está um exemplo de como configurar o cache no estágio de build usando o Maven:

stages:
  - build

cache:
  paths:
    - ~/.m2/repository

build:
  stage: build
  script:
    - mvn install

Neste exemplo, o cache está configurado para o diretório ~/.m2/repository, que é onde o Maven armazena as dependências. Devemos nos certificar de que o diretório do cache esteja correto para o projeto.

Além disso, é importante lembrar que o cache é específico para cada executor de pipeline. Portanto, se estivermos usando executores diferentes, devemos nos certificar de que o cache esteja configurado corretamente em cada um deles.

Todavia, vale ressaltar que como você postou sua pergunta há algum tempo é possível que a constante evolução da tecnologia impacte na resolução da sua dúvida. Sendo assim, caso queira se aprofundar neste tema e com conteúdos atualizados, recomendo o material abaixo:

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software