Olá, Edvaldo! Como vai?
Enquanto o Power BI é excelente para criar dashboards e visualizações interativas, o Python é uma linguagem de programação poderosa que pode ser usada para manipulação avançada dos dados, automação de processos e análises estatísticas mais complexas.
Por exemplo, você pode usar o Python para pré-processar os dados e realizar análises matemáticas. E, em seguida, exportar os resultados para o Power BI a fim de criar um dashboard com aquelas informações. Isso é especialmente útil quando você precisa de análises em que o Power BI sozinho não consegue realizar com eficiência.
É importante ressaltar que, em um projeto, a escolha das ferramentas depende do resultado que você deseja alcançar. Nem sempre todas as ferramentas serão usadas juntas, às vezes, você pode precisar apenas de uma ou duas delas. Há casos e casos...
Por exemplo, se você está lidando com um grande volume de dados, pode usar o SQL para extrair/manipular os dados e depois usar o Python (com pandas, NumPy...) para limpar os dados e criar análises mais complexas. E só depois de todo esse trabalho... criar gráficos, relatórios e dashboards no Power BI.
Ou seja, por mais que seja possível criar gráficos e visualizações no Python, o Power BI é uma ferramenta especialista nesse assunto (ainda mais se tratando de dashboards). Mas, isso não exclui a importância do Python, que pode realizar todo um tratamento e análise estatística dos dados antes.
Para saber mais:
Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:
Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.
Abraço e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado