1
resposta

Como usar o MySQL com Javascript

Eu estou estudando HTML, CSS, Javascript e NODEJS e MYSQL e estou fazendo um site. Já comecei a fazer as telas do site e já construi o primeiro esboço do banco de dados, criei os relacionamentos e já entrei com os dados para começar a testar. Só não consegui ainda ver como usar o MYSQL para salvar, manipular e consultar o banco de dados através do site que estou fazendo. Me indique um curso para começar a ver como juntar o site com o MYSQL. Obrigado.

1 resposta

Boa noite José, tudo certo?

Uma forma muito comum hoje em dia de se realizar essa comunicação é utilizando o conceito de APIs, que são as interfaces entre vários programas e sistemas. A arquitetura que você pode tentar implementar é a seguinte:

  • Duas aplicações rodando em paralelo
  • Uma delas contém as interfaces, formulários, campos interativos
  • A outra contém as regras de negócio, validações e comunicação com um banco de dados

Esses "lados" do sistema são comumente denominados, em ordem, de front end e back end. O front end é a parte que lida com a interface e o back end lida com o banco de dados. A "cola" que une ambas as partes é uma API devidamente organizada que passa as demandas do usuário (no front end) para o banco de dados (no back end), normalmente por meio de objetos no formato JSON.

Eu vi que você já fez os cursos de ORM com NodeJS: API com Sequelize e MySQL e Rest com NodeJS: API com Express e MySQL, então vou continuar com sugestões à partir daí:

Caso você esteja tendo problemas para consumir a API no lado do front end, sugiro fazer o Curso de JS na web: CRUD com JavaScript assíncrono. Nele você vai entender um pouco melhor como você pode fazer chamadas à API, enviando ou recebendo dados e como utilizar essa informação adquirida dentro do seu site.

Caso queira mais instruções na área do Node.js em si para efetivamente se comunicar com os bancos de dados, eu recomendo dar uma olhada nos outros cursos da formação Node.js com Express, principalmente no Curso de ORM com NodeJS: Avançando nas funcionalidades do Sequelize.

Caso tenha outras dúvidas subsequentes mais específicas, recomendo postá-las nos fóruns específicos dos cursos que tratam daquele assunto. Mas fique à vontade de continuar esse tópico caso ainda tenha dúvidas mais gerais.

Espero ter ajudado e bons estudos!