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resposta

Como usar essa função para alterar também a cor do CANVAS? Sei que não faz sentindo o CANVAS ser da cor do desenho, que gostaria de saber como fazer. Obrigado!

<canvas width="600" height="400"></canvas>
<br>
Escolha uma cor <input type="color">

<script>

    var paleta = document.querySelector("input");
    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");

    pincel.fillStyle = paleta.value; // Tentei colocar a variável aqui, mas não da nada. 

    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400); 

    var desenha = false
    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft; 
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha) {     
            pincel.fillStyle = paleta.value;
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2*3.14);
            pincel.fill();
            console.log(x + ", " + y)     
        }

        }  

    tela.onmousemove = desenhaCirculo;
1 resposta

Olá André Luiz tudo bem com você??

Não sei se entendi a sua dúvida, mas aqui no código da aula existe o local onde você consegue alterar a cor do fundo(comentei no código):

<canvas width="600" height="400"></canvas>
<br>
Escolha uma cor <input type="color">

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'green'; //NESSA PARTE AQUI VOCÊ ESCOLHE A COR
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;

    function desenhaCirculo(evento) {

        if(desenha) {
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
        }
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onmousemove = desenhaCirculo;

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>

Sobre o Canvas: "O elemento canvas é apenas um contêiner, um espaço(lousa) para gráficos. Você deve usar o JavaScript para desenhar os gráficos." Essa explicação foi tirada do W3Schools e fica claro que a alteração de cor não vem no canvas, e sim na aplicação em cima dele, usando JS.

Espero ter te ajudado e qualquer dúvida é só voltar aqui!