1
resposta

Como unir várias tabelas (de diferentes abas) em uma única tabela contínua no Looker Studio?

Bom dia, galera!

Tenho uma planilha do Google Sheets com cinco abas, cada uma representando um ano (2019 a 2023). Todas as abas possuem a mesma estrutura de colunas: Nome Completo, E-mail, Registro, Região e Cargo, mas os dados são diferentes em cada uma. Gostaria de unir todas essas abas em uma única tabela contínua no Looker Studio, como se estivesse copiando e colando (Ctrl+C, Ctrl+V) os dados de cada aba um abaixo do outro. O objetivo é evitar manipular os dados no Excel/Sheets e não sobrecarregar minha base. Existe uma maneira eficiente de fazer isso diretamente no Looker Studio, sem precisar modificar minha planilha original? Acabei fazendo uma combinaçao de dados, mas o valor que me retorno não foi o desejável. Se alguém puder ajudar, agradeço muito!

1 resposta

Oii, Matheus! Tudo bom?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Bom, além da função data blending/combinação de dados, no Looker Studio não tem uma funcionalidade específica para fazer isso. Como essa opção não te trouxe um retorno esperado, uma sugestão é você fazer na própria planilha Sheets.

Crie uma nova aba para poder consolidar todos os dados da planilha na aba nova. No artigo como combinar dados de várias planilhas Google, contém um passo a passo de como fazer.

Feito isso, volte ao Looker Studio, crie uma nova fonte de dados e conecte-se à aba "Consolidado" da sua planilha para dar sequência ao que deseja fazer.

📚 Documentações

🔗 Google Sheets

🔗 Looker Studio

Matheus, na hora não deixe de fazer uma cópia da sua planilha original para usar no teste e não correr o risco de perder dados importantes. E como faz parte de um processo externo ao curso, no qual eu não tenho total conhecimento do contexto, consigo apenas oferecer sugestões para você testar de acordo com o que faz sentido para o seu projeto.

Espero ter ajudado e conte com o fórum sempre que tiver uma dúvida ou queira compartilhar sugestões.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!