Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como trocar o ícone do menu group?

Consegui finalizar o desafio final do curso (ordenar os produtos da lista através do DAO), porém uma coisa ficou pendente: o ícone que lista os itens do menu continua sendo o dos três pontinhos verticais. Imagem ilustrativa, não é do meu projeto: overflow button

No menu group, não há atributo relativo ao ícone:

menu group sem atributo de ícone

Segui a dica da única resposta à mesma dúvida no StackOverflow, que era sobre configurar o style, porém também não deu certo: https://stackoverflow.com/questions/24377744/set-icon-to-the-group-in-options-menu

Gostaria de deixar meu ícone similar a esse do professor:

2 respostas
solução!

Estava tão focado em resolver o problema por mim mesmo que esqueci que o código está disponível no github.

Para resolver o problema, não se usa um group como eu utilizei. Basta criar um item, colocar o ícone que você deseja e criar um novo menu dentro desse item. E então, dentro desse novo menu, basta adicionar os novos itens desejados.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Eu havia feito exatamente isso de início. Porém, o ícone não trocava. Ao clicar nos três pontos verticais, o primeiro item surgia, e ao clicar nele, os sub itens surgiam.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Basta mudar o atributo showAsAction do item mãe (it_ordenar) para ifRoom e tudo é resolvido:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mandou bem Daniel !

Fui inclusive ver o código do alex justamente para ver se estava faltando algo rs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software