1
resposta

Como tratar um CSV que possuir separação por virgulas no Colab

Olá, me chamo Lucas e estou iniciando meus aprendizados aqui na alura!

Estou tentando importar um arquivo .CSV no Colab entratanto a formatação não aparece em formato de tabela (como os exercícios do curso).

Acredito que isso acontece pois o arquivo que estou importando possui uma formatação em que o delimitador é uma virgula.

Você saberia me dizer qual a função devo aplicar para transformar esses dados e exibir em formato de tabela?

Como os dados aparecem no colab

Como os dados estão estruturados no CSV

1 resposta

Olá Lucas, tudo bem? Espero que sim!

Isso acontece porque o Google Colab não tem acesso direto ao seus arquivos do Drive de forma natural, uma vez que o ambiente do colab está na nuvem, em um computador do servidor da Google.

Para que tenha acesso, você pode montar os arquivos do seu drive no google colab ou fazer o upload do arquivo csv separadamente.

Você pode montar o drive através do código:

from google.colab import drive
drive.mount('/content/drive')

Ao rodar esse código, aparecerá uma janela para autorizar o acesso do Colab aos arquivos do drive.

Feito isso, clique no ícone de pasta na barra lateral esquerda, atualize os arquivos, localize o arquivo no seu drive e copie o local do arquivo. Feito isso, cole o caminho do arquivo com o Ctrl + V dentro da função read_csv().

A seguir, pode ser verificado 4 passos para copiar o caminho do arquivo após utilizar o código de montar drive, acessando a aba Arquivos e atualizando os arquivos.

Barra lateral esquerda do Google Colab da seção Arquivos. Estão numerados e destacados 4 partes, a primeira é o ícone de pasta que é referente a aba de arquivos, o segundo é o botão de atualizar, o terceiro é um arquivo de dados e o quarto é a opção copiar caminho acessível através do menu suspenso do arquivo através do botão direito do mouse

O caminho será salvo na área de transferência. Cole o caminho para dentro da função utilizando o Ctrl + V. O exemplo do caminho do exemplo da imagem foi o seguinte:

pd.read_csv("/content/drive/MyDrive/Análise Vendas por Matriz.csv")

Caso você queira fazer upload de um arquivo do seu computador, pode acessar a aba de arquivos e clicar no ícone de upload de arquivos e selecionar o arquivo dentro do seu computador. A parte de copiar o caminho é idêntica ao passo acima do drive, sendo necessário atualizar os arquivos e localizar o arquivo nas pastas do Colab.

Botão de upload de arquivos em destaque no google colab na aba de Arquivos

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!