Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como tratar o alt para o caso de imagens que o usuário subiu?

Vamos dizer que eu estou desenvolvendo um site de e-commerce estilo OLX/Mercadolivre/Amazon/etc em que o usuário pode tanto comprar quanto vender itens.

Qual seria o tratamento ideal a se dar para as fotos do produto? Deixar o alt vazio?

4 respostas

Oi Roberto, tudo bem?

O atributo alt significa texto alternativo. Esse texto será mostrado caso a imagem não for carregada, além de ser indispensável em questões de acessibilidade. Dessa maneira, ele nunca deve ficar vazio.

O tratamento ideal em fotos de produto, acredito eu, que seja uma descrição do produto que está na foto, de uma forma bem detalhada e definida.

Espero ter ajudado =) Bons estudos!

Caso tenha ficado alguma dúvida Roberto o que a Giovanna quer dizer é: Assim como o vendedor terá um botão para subir a foto, pode adicionar também um campo para ele mesmo descrever a imagem. No título do campo (o label) pode escrever algo como: Descreva a imagem do seu produto e alcance mais possíveis compradores.

Conseguiu entender Roberto Alves?

solução!

Deu pra entender, eu só não sei se concordo muito bem. Parei pra analisar alguns sites e tem situações que não ajudam muito.

Por exemplo: no Mercado Livre, todo alt de foto é igual ao título do anúncio, fica muito redundante. Acho que a solução pode variar muito de acordo com o objetivo da foto.

Se é um site de blog e a imagem possui alguma informação relevante (como por exemplo dados estatísticos), pode ser importante que pedir/exigir que o usuário faça uma descrição em detalhes do que está ali, mas se for por exemplo um site de compra/venda/troca de livros, colocar a descrição pra imagem da capa do livro pode ser meio redundante demais.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software