Vamos dizer que eu estou desenvolvendo um site de e-commerce estilo OLX/Mercadolivre/Amazon/etc em que o usuário pode tanto comprar quanto vender itens.
Qual seria o tratamento ideal a se dar para as fotos do produto? Deixar o alt vazio?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Vamos dizer que eu estou desenvolvendo um site de e-commerce estilo OLX/Mercadolivre/Amazon/etc em que o usuário pode tanto comprar quanto vender itens.
Qual seria o tratamento ideal a se dar para as fotos do produto? Deixar o alt vazio?
Oi Roberto, tudo bem?
O atributo alt significa texto alternativo. Esse texto será mostrado caso a imagem não for carregada, além de ser indispensável em questões de acessibilidade. Dessa maneira, ele nunca deve ficar vazio.
O tratamento ideal em fotos de produto, acredito eu, que seja uma descrição do produto que está na foto, de uma forma bem detalhada e definida.
Espero ter ajudado =) Bons estudos!
Caso tenha ficado alguma dúvida Roberto o que a Giovanna quer dizer é: Assim como o vendedor terá um botão para subir a foto, pode adicionar também um campo para ele mesmo descrever a imagem. No título do campo (o label) pode escrever algo como: Descreva a imagem do seu produto e alcance mais possíveis compradores.
Conseguiu entender Roberto Alves?
Deu pra entender, eu só não sei se concordo muito bem. Parei pra analisar alguns sites e tem situações que não ajudam muito.
Por exemplo: no Mercado Livre, todo alt de foto é igual ao título do anúncio, fica muito redundante. Acho que a solução pode variar muito de acordo com o objetivo da foto.
Se é um site de blog e a imagem possui alguma informação relevante (como por exemplo dados estatísticos), pode ser importante que pedir/exigir que o usuário faça uma descrição em detalhes do que está ali, mas se for por exemplo um site de compra/venda/troca de livros, colocar a descrição pra imagem da capa do livro pode ser meio redundante demais.