Vamos dizer que eu estou desenvolvendo um site de e-commerce estilo OLX/Mercadolivre/Amazon/etc em que o usuário pode tanto comprar quanto vender itens.
Qual seria o tratamento ideal a se dar para as fotos do produto? Deixar o alt vazio?
Vamos dizer que eu estou desenvolvendo um site de e-commerce estilo OLX/Mercadolivre/Amazon/etc em que o usuário pode tanto comprar quanto vender itens.
Qual seria o tratamento ideal a se dar para as fotos do produto? Deixar o alt vazio?
Oi Roberto, tudo bem?
O atributo alt
significa texto alternativo. Esse texto será mostrado caso a imagem não for carregada, além de ser indispensável em questões de acessibilidade. Dessa maneira, ele nunca deve ficar vazio.
O tratamento ideal em fotos de produto, acredito eu, que seja uma descrição do produto que está na foto, de uma forma bem detalhada e definida.
Espero ter ajudado =) Bons estudos!
Caso tenha ficado alguma dúvida Roberto o que a Giovanna quer dizer é: Assim como o vendedor terá um botão para subir a foto, pode adicionar também um campo para ele mesmo descrever a imagem. No título do campo (o label) pode escrever algo como: Descreva a imagem do seu produto e alcance mais possíveis compradores.
Conseguiu entender Roberto Alves?
Deu pra entender, eu só não sei se concordo muito bem. Parei pra analisar alguns sites e tem situações que não ajudam muito.
Por exemplo: no Mercado Livre, todo alt de foto é igual ao título do anúncio, fica muito redundante. Acho que a solução pode variar muito de acordo com o objetivo da foto.
Se é um site de blog e a imagem possui alguma informação relevante (como por exemplo dados estatísticos), pode ser importante que pedir/exigir que o usuário faça uma descrição em detalhes do que está ali, mas se for por exemplo um site de compra/venda/troca de livros, colocar a descrição pra imagem da capa do livro pode ser meio redundante demais.