Olá, João. Como vai?
Sensacional o seu post! Essa é uma das aplicações mais inteligentes e práticas da Engenharia de Prompts para o desenvolvimento de carreira.
Sair do papel de "espectador passivo" (apenas lendo documentações) e se colocar na linha de frente de uma simulação interativa é o que consolida o conhecimento de verdade. O mercado sênior não quer apenas saber se você conhece uma tecnologia, mas se você sabe justificar os trade-offs (vantagens e desvantagens) de escolher uma ferramenta em detrimento de outra sob cenários de alta pressão, concorrência e volumetria.
O seu prompt está excelente, muito bem estruturado e com regras estritas (como o comando crucial "Faça apenas uma pergunta por vez e aguarde minha resposta", que impede a IA de despejar um questionário inteiro de uma vez só).
Para agregar ainda mais valor ao seu desafio e dar um "upgrade" nesse seu prompt de entrevista técnica para torná-lo ainda mais realista e implacável, quero compartilhar três técnicas avançadas de Engenharia de Prompts:
1. Subindo o nível com a Técnica de Desafio Dinâmico (Socratic Prompting)
Em entrevistas para níveis Pleno e Sênior reais, o entrevistador raramente se dá por satisfeito com uma resposta de múltipla escolha. Eles costumam aplicar o método socrático: quando você responde algo certo, eles mudam o cenário para testar o limite da sua solução.
Podemos atualizar o seu prompt trocando as alternativas por perguntas abertas e adaptativas. Veja esta variação:
Atue como um Engenheiro de Software Principal e Entrevistador Técnico implacável. Conduza uma entrevista técnica aberta comigo.
Regras:
1. Faça apenas uma pergunta de cenário real por vez (sem múltipla escolha).
2. Se a minha resposta for rasa ou incorreta, aponte a falha arquitetural severamente.
3. Se a minha resposta for boa, mude o cenário adicionando uma complicação (ex: "Sua solução funciona, mas agora o volume de requisições triplicou e a rede começou a oscilar. O que você faz?").
Tópicos: Big O, Mensageria, Design Patterns, Bancos de Dados e CI/CD. Comece com a primeira pergunta.
2. Adicionando Restrições de Negócio Reais
Modelos de linguagem respondem melhor quando o cenário é hiperespecífico. Em vez de pedir tópicos soltos, você pode embutir um contexto de arquitetura no seu prompt para simular os problemas reais de grandes empresas do mercado (como sistemas financeiros ou e-commerces em Black Friday).
Experimente adicionar esta linha ao início do seu comando:
O contexto da entrevista é para um sistema financeiro de alta criticidade que processa 15.000 transações por segundo e não pode tolerar perda de mensagens...
Isso vai forçar a IA a formular perguntas muito mais profundas sobre consistência eventual, idempotência e partições no Kafka, por exemplo.
3. Pedindo uma Matriz de Competências ao Final
Uma ótima prática para fechar a simulação com chave de ouro é exigir que a IA atue como o comitê de contratação após o término da entrevista. Você pode finalizar o chat digitando:
Entrevista encerrada. Agora, saia do papel de entrevistador e monte um relatório final estruturado em formato de tópicos contendo:
- Meus 2 principais pontos fortes demonstrados.
- Minhas 2 maiores lacunas de conhecimento técnico que preciso estudar na Alura para passar em uma vaga real.
- Veredito final: Contratado ou Reprovado.
Essa Engenharia de Prompts aplicada ao cotidiano transforma a IA em uma ferramenta viva de mentoria de carreira. Parabéns pela iniciativa de compartilhar o prompt com a comunidade, com certeza vai ajudar muitos estudantes que estão se preparando para os próximos processos seletivos!
Espero que possa ter lhe ajudado!