2
respostas

Como testar operações CRUD?

Estou fazendo uma API REST com alguns métodos CRUD básicos e fiz esse treinamento focando nisso.

No entanto, já que não tivemos exemplos de operações CRUD no treinamento, resolvi perguntar aqui, caso alguém possa me ajudar com isso.

Numa arquitetura com Repository, como eu testo um "deleteById" ou um "findById", por exemplo?

Em geral, os testes têm falhado pois o ID que eu busco não é encontrado, mesmo eu já tendo criado um objeto com um ID no teste.

Se alguém tiver algum exemplo de teste com CRUD nesse cenário eu fico agradecido. Ou link com alguma explicação também serve. Não consegui encontrar a resposta em nenhum lugar.

Obrigado.

2 respostas

Oi Henrique,

Um teste de uma classe DAO/Repository deve de fato acessar o banco de dados, se a utilização de Mocks.

Se for uma aplicação Java com Spring Boot, aqui na Alura temos um curso que mostra como testar uma interface repository: https://cursos.alura.com.br/course/spring-boot-profiles-testes-deploy

Bons etudos!

Oi, Rodrigo. Obrigado pela resposta.

Eu já fiz esse curso e achei muito bom, como todos os cursos que você fez.

Mas, mesmo assim, infelizmente não consegui sanar as dúvidas que eu tenho só com esse curso aí. Nessa parte de testes, eu fiquei sentindo falta de mais exemplos.

Até sugeri à Alura um novo curso mais específico só sobre testes com Spring Boot (num cenário de uma API REST, com Services e Repository, por exemplo), para explorar diversos cenários, com vários exemplos de caso.

Valeu e parabéns pelo excelente trabalho!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software