1
resposta

Como testar integração com a API sem acesso aos endpoints?

Professor/galera, digamos que tenha um cenário em que não tenha acesso para modificar a API, por exemplo, no curso foi criado um endpoint específico primeiramente para cadastrar um leilão via app e depois realizar o teste (sincronamente). Porém em muitas aplicações reais o dev mobile não tem acesso a modificar/criar endpoints no lado do backend. E até mesmo requisitar para a equipe de backend criar um endpoint específico para testes pode não ser o ideal. Porque a equipe de back pode não querer deixar essa funcionalidade pública, entende? Nesse caso como testar o que o usuário verá na tela? Com Mockito?

1 resposta

Oi Silio, tudo bem? Em casos como esse você tem que usar a ideia de mockar mesmo. Não necessariamente com o mockito.

Existem outras ferramentas capazes de mockar requisições web, como é o caso do MockWebServer que é integrado com o OkHttp.

Mas lembre-se, esse tipo de teste não é considerado como um teste de integração ou end-to-end, pois você não está simulando o cenário real... Em outras palavras, ele se enquadra em teste de unidade.

[]s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software