A minha duvida é: Como pode ser feito para ter um registro das ações realizadas no sql server? Coisas como qual usuário fez uma ação, em que horário ocorreu e qual foi a ação feita. Há métodos para realizar isso?
A minha duvida é: Como pode ser feito para ter um registro das ações realizadas no sql server? Coisas como qual usuário fez uma ação, em que horário ocorreu e qual foi a ação feita. Há métodos para realizar isso?
Oi, Gustavo! Tudo bem?
Desculpe por demorar a te responder.
Você pode ter um log de ações pela Auditoria do SQL Server.
Há dois modos para criar uma auditoria, com o T-SQL e pelo próprio SSMS (SQL Server Management System). Vamos criar pelo SSMS para ser didaticamente mais tranquilo.
Primeiro, você precisa abrir a aba Segurança, do Pesquisador de Objetos.
Após isso, clique com o lado direito do mouse em Nova Auditoria..., e especifique sobre a auditoria: o nome, o que fazer se ela falhar, o caminho de destino etc.
Após ter criado a auditoria, você pode configurar quais ações quer ver nela. Para isso, vá em:
E nisso você terá o log completo de ações. No segundo link, ao final, irei deixar um artigo da documentação em que fala sobre as especificações. Por ali você pode entender quais ações inserir nesse passo.
O destino do log dessa auditoria, inclusive, pode variar, como mostrado no gif: sendo o destino um arquivo, o log de eventos do Windows ou o log de eventos de aplicativos do Windows. Dependendo do local que você salva, há diferentes configurações para isso. Vou deixar o link da documentação oficial para isso também.
Se a dúvida persistir, sinta-se à vontade para me dar um retorno. =)
Abraços e bons estudos!